Volta às Aulas - 5 Dicas para Aumentar o Ticket Médio
Mesmo com o clima de incerteza que paira no ar com avanço da variante da ômicron do coronavírus e de todos os empecilhos enfrentados ao longo de quase dois anos, a expectativa de alunos e pais é grande para a volta às aulas em 2022.
Os governos estaduais já anunciaram o retorno das aulas no mês de fevereiro de 2022. Em São Paulo, por exemplo, definiu-se o início no dia 2 e o término em 23 de dezembro. O calendário é válido para as 5.400 escolas que atendem cerca de 3,5 milhões de alunos.
Para o setor de papelaria e livraria é a chance de recuperar boa parte do prejuízo causado nos anos anteriores. Mas para isto acontecer é preciso promover o ponto de venda, e não apenas colocando alguns produtos em destaque, é necessário fortalecer sua marca junto ao público, possibilitando o seu reconhecimento e se destacar frente à concorrência.
Neste artigo, vamos falar sobre como melhorar o desempenho no ponto de venda e quais os materiais são necessários para fazer uma boa divulgação e conseguir melhores resultados. Confira!
Vitrine com adesivo impresso em alta resolução positivada pela Bárions
Ticket médio se refere a quanto os clientes gastam em cada compra em sua loja ou o valor médio de cada compra. Aumentar o tíquete médio em seu negócio permite que você amplie seu faturamento geral e melhore sua margem de lucro.
Para calculá-lo, você deve dividir o total de vendas de um determinado período pelo número de clientes que compraram. É uma métrica simples, mas fundamental para estabelecer o valor gasto por pessoa.
Se você está em busca de aumentar o valor e que os clientes gastam recomendamos observar atentamente as dicas abaixo:
Dicas para Aumentar o Ticket Médio
Ofereça Mais Produtos
A regra mais básica para aumentar o tíquete médio do cliente é fazer com que ele compre mais produtos, oferecendo oportunidades de vendas cruzadas, upsell e pacotes.
Incluir uma série de itens relacionados que podem ser comprados juntos tem maior potencial de chamar a atenção dos clientes, essa é uma estratégia muito eficaz que relacionados e contribui com a experiência de compra para o cliente no ponto de venda.
Estudos mostram que, quando um cliente decide fazer uma compra, ele imediatamente fica mais propenso a aumentar o tamanho do tíquete se tiver os itens certos.
Fidelize o cliente
Todos os varejistas sabem que 80% de suas vendas vêm de 20% de seus clientes. É por isso que um programa de fidelidade costuma ser uma estratégia essencial para implementar.
Existem alguns clientes que simplesmente voltam e constituem a maior parte de sua receita, por este motivo é tão importante construir um relacionamento de longo prazo com eles.
Uma boa comunicação também pode melhorar seu relacionamento com o cliente. Use o Whatsapp para enviar promoções, anúncios e outras informações relacionadas.
Trabalhe no aperfeiçoamento do layout da sua loja
Em cada loja, existe 'zona quentes' e 'zonas frias'. Nas zonas quentes, geralmente exibimos os itens que estamos tentando deixar na frente dos olhos de nossos clientes, enquanto nas "zonas frias" colocamos os artigos que os clientes procuram.
É essencial administrar essas zonas com cuidado, pois elas são uma indicação das trajetórias e caminhos que os clientes seguirão na loja. Às vezes, o motivo pelo qual não estamos vendendo mais de um determinado produto é simplesmente que nossos clientes não sabem que ele está lá.
Analise o layout da sua loja e veja se há algo que você pode fazer para melhorar a exibição de sua mercadoria, suas dicas visuais e seus pontos focais de atenção.
Utilize Estratégia de Omnichannel
Omnichannel permite convergir entre o virtual e o físico, ou seja, é o uso interligado de diferentes meios de comunicação estreitando o caminho entre o online e offline. Estamos falando de hiper conectividade, onde o cliente compra o produto no site e retira na loja maximizando seu tempo, e esse é só um exemplo de omnichannel.
Em alguns casos, existem lojas que espalham displays para que os clientes possam consultar os valores dos produtos e o estoque, já outras lojas disponibilizam auto-caixas de pagamentos.
Treine sua Equipe de Vendas
Todos desejam que seus funcionários tenham as ferramentas necessárias para vender mais, porém, para isso acontecer é importante treinar toda a equipe levando em conta que qualquer treinamento que uma equipe de vendas receba tenha um lado prático, quando as pessoas percebem um impacto positivo imediato em sua experiência diária, fica muito mais fácil de absorver o aprendizado.
O treinamento de vendas pode abranger tudo, desde a integração de novos contratados, como desenvolvimento das habilidades dos antigos ou até mesmo para trocar experiências.
Como Preparar a Loja para Obter Melhores Resultados
Adesive sua vitrine sinalizando sua linha de produto, ofertas e mais
Divulgue os lançamentos através do banner rollup ou banner tradicional
Organize os itens por cores e tamanhos preferencialmente em corners ou display de chão feitos sob medidas.
Sinalize promoções, condições de pagamento ou descontos especias em display de balcão próximo ao caixa de pagamento
Mostre que se preocupa com o bem-estar dos seus clientes com adesivo para chão na organização de filas fazendo com que as pessoas mantenham distância uma das outras.
Promova parceria com marcas e divulgue nas capas de antenas do seu equipamento anti furto