6 Estratégias para melhorar seu desempenho no pdv | Bárions Produções

Fale com Nossos Especialistas


(11) 4371-0660


6 Estratégias para melhorar seu desempenho no ponto de venda

Investir no ponto de venda se tornou indispensável para as empresas que desejam aumentar a sua lucratividade. No entanto, é preciso saber qual a melhor estratégia.



Vitrine desenvolvida pela Bárions Produções para atração de clientes | Bárions Produções


Aumentar as vendas é um grande desafio para qualquer empresa, e o cenário econômico que vivemos atualmente dificulta ainda mais a conquista deste objetivo. Por isso é indispensável que as organizações invistam em estratégias de vendas em pdv para se diferenciar dos concorrentes e satisfazer seus clientes, fechando mais negócios.


Uma boa notícia é que nada substitui uma boa estratégia de venda e é por isso que o investimento nesta área é tão importante para que o seu negócio possa conquistar e manter o sucesso.


Porém, para que as estratégias alcancem resultados expressivos, é necessário que haja um planejamento amplo alinhado com ações efetivas.


Se você está em busca de ações com foco na melhoria permanente, vale a pena entender como o planejamento para exibição de produtos e mercadorias no ponto de venda pode contribuir positivamente.


Para ajudá-lo nessa jornada, preparamos um artigo com algumas estratégias para melhorar seu desempenho no ponto de venda. 


Leia, anote e lógico, não deixe de testá-las em seu estabelecimento!



Estratégias para o ponto de venda | Bárions Produções


Você compraria computadores de última geração em uma loja velha, escura e mal sinalizada? Dificilmente né? Assim também são os seus clientes. A maioria opta por lojas bonitas, claras, bem sinalizadas e que proporcionem uma boa experiência de compra. 


Por isso queremos saber quais estratégias de comunicação você está utilizando no seu ponto de venda.

 

Vamos às estratégias.


1. Explore os Sinais


Para muitas empresas, aumentar as vendas é um fator essencial para a evolução do negócio. 


Antes mesmo de definir ou analisar propostas que tenham como objetivo aumentar suas vendas é preciso que você tenha em mente de que aquelas ações serão efetivas em seu negócio, já que nem sempre podemos usar um modelo de sucesso se o aplicarmos a uma empresa que não trabalhe com a mesma natureza de produtos ou práticas do case estudado.


Para gerir a estratégia certa para você e sua empresa é preciso que esteja atento a diversos pontos de seu negócio.


Displays com indicações de preços e benefícios dos produtos tendem a atrair grande atenção do público e, principalmente, impulsionar as vendas. Esta é uma estratégia simples, porém que diferencia uma marca das demais que ficam escondidas nas prateleiras.


Se você é o dono do negócio, invista em displays para alavancar as vendas de seus principais produtos ou daqueles que você está mais interessado em vender.


>> Confira alguns modelos de displays e expositores que podem alavancar suas vendas no PDV


Display de balcão para ação promocional | Bárions Produções


2. Envolva os Clientes 


Uma estratégia brilhante de upsell é envolver o cliente que já está no caixa, pronto para fechar a compra. Oferecer miudezas como doces e pilhas, revistas, refrigerantes e outros itens de baixo valor tem um resultado significativo no fechamento das vendas.


Esta é uma ação muito fácil de fazer, seja pelas marcas - com expositores e banners promocionais, quanto pelos empresários - cedendo o espaço e oferecendo os produtos por meio do atendimento.


O mais interessante dos displays expositores  é que o cliente pode adicionar os produtos ao carrinho enquanto aguarda na fila, de forma espontânea, sem grande influência no seu orçamento final.


3. Ofereça produtos em áreas de alto tráfego


Você sabe onde suas melhores vendas acontecem? 

A resposta é simples: nas áreas de mais movimento do seu ponto de venda.


Estratégias de marketing para áreas de grande tráfego | Bárions Produções


Sabendo disso, exponha os produtos que mais deseja vender nessas áreas. Essa definição pode ser com base no valor, na marca ou na quantidade de estoque, por exemplo.


Lembre-se que apesar de a porta de entrada ser o local com maior tráfego, você não quer que as pessoas se aglomeram nesta área. Porém, pode ser interessante destacar um produto no fundo do PDV, mesmo sendo um local de baixo fluxo de pessoas. 


Um banner roll up em lona com um layout atraente, um display de acrílico e iluminação em led para expor o produto, podem atrair as pessoas para um local pouco visitado.

4. Faça Pesquisas


Investigue seus produtos, seu espaço e, acima de tudo, seu público. 


A maioria dos estabelecimentos expõe gomas de mascar e chocolates na ‘boca do caixa’, mas isso não significa que essa estratégia seja interessante para o seu negócio.


Uma forma simples de descobrir o que ofertar em cada etapa da compra é testar dois ou três tipos de produtos que podem ser interessantes para aquele momento. Comece o teste nas áreas de maior e menor tráfego e expositores do caixa. Com tempo e prática, é possível expandir as áreas de teste.


Com os resultados em mãos, retire do local teste o produto menos vendido e inclua um novo item, para uma nova análise de resultados. Não foque apenas no número de itens vendidos, mas também no tamanho do seu faturamento.


5. Analise sua Concorrência


Fique atento ao que sua concorrência faz, dentro e fora do universo ponto de venda, perceba como ela interage com seus clientes, como apresenta produtos e conceitos e como prática seu marketing.


Com esse estudo você não terá apenas as boas práticas, mas também os pontos a serem melhorados e, consequentemente, ideias que podem fazer de sua estratégia uma ação diferencial e muito mais assertiva para o consumidor.


Com essa comparação você consegue ter uma ideia ainda mais clara de seus diferenciais e do impacto que eles terão na sociedade. Cases, preços, discursos de venda, negociações, posicionamento em mídias sociais, fomento do site e até mesmo entrevista com consumidores de seu negócio podem ser essenciais para o planejamento do seu negócio e podem te ajudar na conquista de um espaço cada vez maior.


6. Use Insights dos seus Fornecedores

 

Seus fornecedores são uma excelente fonte de informação, pois eles sempre fazem estudos e análises sobre a melhor forma de destacar e vender o produto ofertado. 


Não fique com receio de lhes perguntar sobre as melhores estratégias e condições de vendas, posicionamento nas gôndolas e quaisquer outras informações que possam ser relevantes para o seu negócio.



O que você achou dessas dicas? Você utiliza ou conhece outras estratégias para melhorar o desempenho das vendas no ponto de venda? Compartilhe!