Blog - 6 Estratégias para melhorar seu desempenho no pdv

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6 Estratégias para melhorar seu desempenho no ponto de venda




1. Explore os sinais

Displays com indicações de preços e benefícios dos produtos tendem a atrair grande atenção do público e, principalmente, impulsionar as vendas. Esta é uma estratégia simples, porém que facilmente diferencia uma marca das demais, que ficam escondidas nas prateleiras.

Se você é o dono do negócio, invista nos displays para alavancar as vendas de seus principais produtos ou daqueles que você está mais interessado em vender.




2. Envolva os clientes do caixa

Uma estratégia brilhante de upsell é envolver o cliente que já esta no caixa, pronto para fechar a compra. Oferecer miudezas como doces e pilhas, revistas, refrigerantes e outros itens de baixo valor tem um resultado significativo no fechamento das vendas.

Esta é uma ação muito fácil de fazer, seja pelas marcas - com expositores e banners promocionais, quanto pelos empresários - cedendo o espaço e oferecendo os produtos por meio do atendimento.

O mais interessante dos displays e araras expositoras é que o cliente pode adicionar os produtos ao carrinho enquanto aguarda na fila, de forma espontânea, sem grande influência no seu orçamento final.


3. Ofereça produtos em áreas de alto tráfego

Você sabe onde suas melhores vendas acontecem? 

A resposta é simples: nas áreas de mais movimento do seu ponto de venda.




Sabendo disso, exponha os produtos que mais deseja vender nessas áreas. Essa definição pode ser com base no valor, na marca ou por quantidade de estoque, por exemplo.

Lembre-se que apesar de a porta de entrada ser o local com maior tráfego, você não quer que as pessoas se aglomerem nesta área. Porém, pode ser interessante destacar um produto no fundo do PDV, mesmo sendo um local de baixo fluxo de pessoas. 

Um banner com um layout atraente e um display de acrílico e luzes de led para expor o produto podem atrair as pessoas para um local pouco visitado.


4. Faça pesquisas

Investigue seus produtos, seu espaço e, acima de tudo, seu público. 

A maioria dos estabelecimentos expõem gomas de mascar e chocolates na ‘boca do caixa’, mas não significa que essa estratégia seja interessante para o seu negócio.

Uma forma simples de descobrir o que ofertar em cada etapa da compra é testar dois ou três tipos de produtos que podem ser interessantes para aquele momento. Comece o teste nas áreas de maior e menor tráfego e expositores do caixa. Com tempo e prática, é possível expandir as áreas de teste.

Com os resultados em mãos, retire do local teste o produto menos vendido e inclua um novo item, para uma nova análise de resultados. Não foque apenas no número de itens vendidos, mas também no tamanho do seu faturamento.

 

5. Use insights dos seus fornecedores

 Seus fornecedores são uma excelente fonte de informação, pois eles sempre fazem estudos e análises sobre a melhor forma de destacar e vender o produto ofertado. 

Não fique com receio de lhes perguntar sobre as melhores estratégias e condições de vendas, posicionamento nas gôndolas e quaisquer outras informações que possam ser relevantes para o seu negócio.

O que você achou dessas dicas? Você utiliza ou conhece outras estratégias para melhorar o desempenho das vendas no ponto de venda? Compartilhe!