Tendências de Varejo em 2021 | Bárions Produções

Fale com Nossos Especialistas


(11) 4371-0660


Tendências de Varejo em 2021



A cada ano o setor varejista se reinventa e evolui. E isso não é à toa, afinal, conforme os hábitos de consumo vão mudando, é esperado que lojas de diferentes departamentos tentem acompanhar as tendências do varejo, afinal em meio a concorrência acirrada é preciso se destacar. 


A chegada da pandemia em março de 2020 superou completamente todas as expectativas que estavam projetadas para o ano e foi acompanhada de perto por toda a indústria varejista até os dias de hoje, servindo como um fio condutor que permeia quase todas as tendências do varejo que a indústria enfrentará em 2021, e em alguns casos acelerando mudanças inevitáveis obtendo respostas positivas inesperadas. 


De fato, a capacidade da crise provocada pela COVID-19 pode causar mais problemas, ou amenizá-los, vai depender da imunização das pessoas, seus velhos hábitos e como vão se comportar. Se o resultado não for diferente, o setor varejista poderá sair ainda mais prejudicado. 


Felizmente as empresas entenderam a importância de seguir as orientações dos órgãos competentes quanto a importância de evitar a aglomeração e adotaram medidas como a colocação de torre pop antisséptica personalizada na entrada dos comércios, instalação de 

barreira de proteção junto aos caixas de pagamento, aferição de temperatura dentre outras providências.


 

Saiba mais sobre medidas que sua loja deve tomar para evitar o contágio


Seja o que for que este ano traga, as mudanças impulsionadas pela convergência da pandemia e os ventos favoráveis ​​do setor de longa data influenciarão o que os varejistas devem fazer. 


Perspectiva 


Ainda que ninguém espere que 2021 seja tão dramático quanto o ano passado, a aceleração das tendências do varejo coloca as empresas na posição de olhar para o futuro enquanto resolvem o presente.


O grande golpe sofrido pelos varejistas decorrente do fechamento no outono passado diminuiu um pouco ao longo do ano, com a reabertura ainda que parcial de algumas lojas, mas as mudanças de médio prazo no cenário do varejo são quase que inevitáveis.


Não é de hoje que o setor varejista se reinventa e busca novos meios de se manter próximo aos seus consumidores, um bom exemplo do que estamos falando são as marcas popularmente conhecidas que investiram pesado em ações de merchandising como patrocínios de programas e utilização da comunicação visual tanto nas lives como no PDV.


O Banner roll up abaixo foi especialmente produzido para a primeira aparição dos confinados que entraram na casa mais vigiada do Brasil. 


>>> Saiba mais sobre como o banner roll up ajuda na comunicação


Banner Roll Up produzido pela Bárions Produções para a Avon


Nenhuma marca está imune às interrupções e pausas do setor varejista, sabendo disso a Avon líder em vendas de cosméticos investiu pesado em sua participação num reality show.  


Neste novo ano, o aumento dos custos de publicidade estimulará a procura por melhores planejamentos relacionados à comunicação visual das lojas. Quem souber utilizar melhor os dados dos clientes para responder às necessidades e desejos dos consumidores sairá na frente dos demais.


Atualmente, somente quem oferece algum tipo de experiência excepcional com a marca é capaz de atrair, converter e conquistar clientes, desta forma investir em layout de loja totalmente diversificado pode ser uma excelente opção.


Leia também >>> A importância do layout e seus tipos para lojas varejistas


A tendência do Varejo em 2021 não está totalmente relacionada a cores e tecidos, mas aos processos tecnológicos que surgem nas mudanças de acontecimentos da cultura de segmentos varejistas que adotaram uma nova mentalidade de multi experiência baseada no que é necessário como: agilidade, testes e impermanência.


  • Agilidade: faça rápido, antes que o concorrente tenha tempo de agir.

  • Testes: quanto mais inovador você for, mais resposta terá para encontrar as soluções. 

  • Impermanência: nada é definitivo. Tudo pode ser melhorado.


O entendimento desses valores pressupõe uma cultura ágil, disposta a lidar com o erro como parte de um processo de aprendizado constante. Nessa filosofia, boas empresas erram sempre, mas erram rápido e aprendem com esses erros, para não cometê-los novamente. 


A rápida digitalização do varejo gerou grandes discussões e elevou os custos da publicidade e estimulou a busca por novos caminhos para criar, manter e desenvolver relacionamentos com os consumidores.


Estamos vivendo um momento muito singular, onde o grande desafio é se tornar criativo para conseguir aumentar a necessidade de eficiência e produtividade que só podem ser alcançadas com o uso intensivo da tecnologia.


Multi Experiência


Muito já foi falado sobre como a experiência de compra é fundamental na hora de fidelizar os clientes, mas agora isso ganha nome e forma e se torna uma verdadeira tendência no varejo.


Os profissionais de visual merchandising estão apostando suas fichas em uma crescente tendência que usa a força da tecnologia para misturar o físico com o virtual, ou seja,usar simultaneamente diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando promovendo uma nova experiência ao cliente. 


Neste sentido as aplicações mais diferenciadas e úteis no dia a dia estão presentes nas vitrines de lojas de vestuário que sempre necessitam transmitir novidades e inovação, provocando a reação dos consumidores em navegar na combinação entre o ambiente físico e digital. Essa é uma tendência em maturação.


As novas opções de decoração de vitrines e repaginação da fachada que desde do final do ano passado vem sendo bem utilizadas e acabaram contribuindo na retomada de novos clientes, atraindo a atenção do consumidor e despertando seu interesse pela criatividade e inovação.


A essa altura você deve ter percebido como a multi experiência está envolvida de maneira direta em todas as principais tendências. E isso não é à toa!


Entenda mais sobre a tendência figital e como ela pode te ajudar a vender maisl



Vitrine interativa positivada pela Bárions Produções para a marca Reserva.



A Marca Reserva em busca de apresentar algo inovador e diferenciado para os clientes desenvolveu em parceria com a Bárions Produções uma vitrine interativa para todas suas lojas.


A BárionsProduções conta com um departamento próprio dedicado ao desenvolvimento e execução de projetos, considerada uma referência entre os grandes players do varejo no país na positivação de itens de comunicação visual para ações de Mercandising. 


Isso porque a Bárions produz peças 100% personalizadas, de acordo com o projeto ou necessidade da ação. Trabalhamos apenas com o que há de melhor em matéria-prima e com tecnologia de ponta.