A importância do layout e seus tipos para lojas varejistas
O layout de uma loja é a sua planta baixa e pode ser entendido, em visual merchandising, como o ato de organizar e expor os produtos, utilizando elementos visuais como displays e expositores, gôndolas para formar corredores e até a própria arquitetura do espaço.
Planejar o layout de uma loja para o varejo é misturar ciência e arte, já que é necessário criatividade, insights e conhecimento do comportamento do consumidor e muito teste.
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Ao entender o comportamento do consumidor dentro do seu estabelecimento, é possível influenciar a forma como ele interage com a mercadoria. A base para essa estratégia é o que chamamos de design da planta baixa da loja.
Estrategicamente, é essencial utilizar todo o espaço alocado para mercadoria e nunca sacrificar o fluxo do cliente pelo gosto artístico. Alguns modelos de layout de loja são mais comuns e permitem observações iniciais.
Layout de Caminho Forçado
Como o próprio nome sugere, um layout de caminho forçado direciona o cliente para uma rota determinada, mantendo um fluxo uniforme de clientes.
A vantagem deste modelo está nos corredores maximizados, expondo todas as mercadorias e motivando o cliente a uma compra não planejada. No entanto, clientes com necessidades específicas costumam se irritar com o modelo, além de sobrecarregá-los ao apressá-los em uma experiência de clientes se movendo juntos em uma direção, rapidamente.
Layout de Grade
Layout em grade é o uso de um padrão repetitivo e familiar, muito comum em drogarias.
Isso porque os clientes podem se mover rapidamente entre os espaços e a apresentação dos produtos é uniforme e confortável devido à sua popularidade, criando uma experiência perfeita para o cliente.
Para o varejista, simplifica o controle de estoque.
Em contrapartida, a falta de estética desses estabelecimentos os tornam pouco inspiradores. Por isso, uma sinalização eficaz cria um mapa cognitivo da loja e ajuda a orientar os consumidores.
Layout em Loop
O layout em loop pode ser comprado a uma pista de corrida, já que posiciona os expositores de forma a criar caminhos que levem o consumidor direto da porta de entrada até a área do caixa.
Esta é uma estratégia bastante eficaz quando trabalhada em conjunto com outro estilo de layout ou para lojas varejistas maiores, pois incentiva um ciclo claro e visível para o fluxo de clientes.
Além de displays, expositores e gôndolas, outras ferramentas de comunicação visual são bastante eficazes para traçar o percurso da corrida de compras: adesivos de chão, iluminação, corners e ilhas expositoras são algumas opções.
Layout Simples
Esse formato de layout é eficiente e simples de planejar, capaz de criar espaços individuais para o cliente. Além disso, um design básico e reto ajuda a atrair os clientes para as mercadorias em destaque na parte de trás da loja.
Expositores de mercadorias e sinalização são usados para manter os clientes em movimento e interessados.
Os layouts de lojas simples são comumente utilizados por lojas de bebidas alcoólicas, conveniência e pequenos mercados com eficiência.
A simplicidade, que favorece o planejamento, também é a desvantagem desse modelo, pois pode fazer com que o cliente passe pela zona de transição sem destacar uma mercadoria ou atraí-la para um local específico.
Loja com Layout Misto
O layout de loja misto usa elementos de design de vários layouts para criar uma opção flexível para o varejista.
Modelo bastante comum em lojas de departamento, pois o layout favorece a criação de um fluxo dinâmico através de uma variedade de departamentos com uma variedade de mercadorias.
Grandes cadeias de supermercados também combinam elementos mistos de layout de loja com sucesso. Desta forma, os clientes têm a flexibilidade de navegar por um layout de grade para seus mantimentos básicos, mas se sentem compelidos a pesquisar as vitrines angulares com vinhos, cerveja e queijos importados de alta margem de lucro.
As vantagens de combinar diferentes layouts de loja parecem aparentes, mas os requisitos de espaço e recursos para manter esse design podem representar dificuldades para os varejistas.
Escolher o layout ideal para o seu negócio é uma ciência. A observação do comportamento do consumidor é uma das principais ferramentas de aperfeiçoamento de layouts estratégicos, indicando qual é o melhor formato para cativar o seu público.
Layouts de loja não precisam ser estáticos e são parte de um conjunto de estratégias de visual merchandising. Elementos de comunicação visual, displays e cenografia são capazes de elevar a eficiência de vendas do espaço.
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