Coronavírus - Quais medidas sua Loja deve tomar para evitar o contágio
Falar da retomada das lojas ainda é caminhar no escuro, dado ao momento em que vivemos justamente por conta das transformações sócio ambientais trazidas pela COVID-19.
São tantas incertezas e transformações que é preciso ter calma e estabelecer um plano de ação ágil, eficiente e que contemple todas as oportunidades e desafios que possam existir para que a reabertura da sua loja seja feita de forma segura, consciente e saudável para você, seus funcionários e clientes.
Temos acompanhado diversos conteúdos, de especialistas e profissionais do varejo, abordando temas sobre o comércio, o comportamento do cliente e os cuidados necessários nas lojas, e isso nos remeteu a uma frase do Charles Darwin que diz “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, e, esta frase nunca fez tanto sentido como no momento em que estamos vivendo. É preciso adaptar-se tomando decisões assertivas que atendam e protejam você, sua loja e os seus clientes do contágio do coronavírus.
O impacto do coronavírus no ser humano dá uma nova perspectiva aos hábitos de consumo, por isso, devemos rever nossas prioridades entendendo que a realidade agora é outra e que quiçá imaginaríamos que um dia viveríamos. Esse vírus veio para fazer com que pudéssemos nos reinventar e resgatar velhos e bons hábitos, que jamais deveríamos ter esquecido, como o simples ato de lavar as mãos.
Faz parte da estratégias de marketing se relacionar com o público demonstrando preocupação pelo seu bem estar, mostrando que a empresa tomou todas as medidas de precauções para evitar o contágio seguindo as orientações das autoridades de saúde e órgãos regulamentadores.
Neste artigo abordaremos de forma leve algumas medidas de segurança, que se seguidas, podem contribuir para o bem estar de todos relacionados a sua loja.
Confira!
Medidas para o controle na disseminação da Covid-19 dentro das lojas.
Funcionários e clientes devem usar máscaras
Disponibilize álcool em gel 70% em vários locais e estimule a utilização
Mantenha um display informativo sobre o balcão de atendimento
Higienize os balcões, bancadas, esteiras, caixas registradoras, calculadoras, máquinas de cartão e outros objetos de uso comum
Utilize adesivo de piso sinalizando sempre uma distância de no mínimo 1,5 metro em fila de balcão e caixa
Comunique as medidas de prevenção como cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir através de banner roll up distribuídos pela loja.
Instale barreira de proteção, quando existir a necessidade de atendimento ao público
Na entrada da loja cole um adesivo na vitrine, informando o número de pessoas que podem adentrar - o mesmo deve ser proporcional ao número de atendentes
Os ambientes devem ser bem ventilados e sem aglomeração de pessoas
Estimule que os funcionários façam um auto monitoramento de sua condição de saúde e que informem prontamente qualquer sintoma a fim de evitar a propagação do COVID-19
Umas coisas é certa - todos a lojas que estão de portas abertas precisam instalar uma boa comunicação visual. As que já entenderam esta importância saíram na frente da concorrência e com certeza terão a preferência do consumidor, afinal demonstrar preocupação com o próximo vai além de medir temperatura e verificar se estão usando máscaras. É preciso tomar ações efetivas, visuais, práticas e resolutivas.
Quando os materiais de comunicação são feitos de forma personalizada, respeitando a identidade visual da loja se torna uma peça visualmente bonita e funcional. É ainda é possível inserir as normas de regulamentação sem interferir na comunicação visual já existente.
Tipos de Sinalização Interna
Adesivo de piso, produzido e positivado pela Bárions Produções
Essas orientações afetam diretamente o desempenho das pessoas e se não forem respeitadas e devidamente atendidas podem atingir níveis ainda mais nocivos – gerando a necessidade de afastamento do trabalhador, causando ainda maiores transtornos.
Neste momento incerto, é preciso incorporar algumas premissas da construção de experiências do ambiente físico, como:
Ter um atendimento especializado
Ofertar produtos de conveniência
Customizar alguns produto
Ofereça serviço de entrega
Mostrar-se interessado pelo bem estar do cliente
Criar laços emocionais e estabelecer relações como forma de conquistar e fidelizar o cliente neste momento pode ser o gatilho do seu sucesso, então avalie todas as necessidades da sua loja desde da sinalização com as medidas do COVID-19 até as estratégias de melhorias, depois busque uma empresa como a Bárions Produções que está há mais de 10 anos no mercado de retail atendendo a grandes players do mercado oferecendo soluções completas para seu negócio.
A Bárions Produções saiu na frente criando uma linha completa de produtos voltados para a sinalização da COVID-19 Covid-19, desenvolvendo materiais como proteção para mesas, barreira de proteção, banner roll up, totem de álcool gel dentre outros.
Adesivo nos espelhos produzidos e positivados pela Bárions
Totem de álcool em gel produzido e positivado pela Bárions Produções
Caso você ainda tenha dúvida ou queira saber mais sobre o assunto, acesse o link que o Governo do Estado de São Paulo disponibilizou um manual com todas as informações e regulamentações que vão te auxiliar na elucidação de dúvidas oriundas ao assunto.
Por fim, não se esqueça, funcionários e clientes bem informados fazem melhores escolhas.
Prevenção sempre e pra sempre!