Phigital ou Figital - O PDV em Harmonia com o Digital | Bárions Produções

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Figital - O PDV em Harmonia com o Digital


Não restam dúvidas de que o avanço da tecnologia é uma realidade em diversos aspectos da sociedade. A forma com que as pessoas compram, interagem e pagam pelos produtos e serviços mudou nos últimos tempos. Desta forma os pontos de vendas precisam se adaptar para criar um relacionamento sólido, personalizado e de confiança com o cliente.


Ao integrar a experiência digital ao ponto de venda, a comunicação com o cliente se torna mais fácil e eficiente, e isso é mais fácil de se conseguir do que parece. 


Exemplo de como funcionam as estratégias phigitais para o varejo | Bárions Produções


Agora as empresas precisaram adaptar-se de forma abrupta ao que estamos chamando de “novo normal” para atender os anseios do público que almeja por novos processos, nos quais eles tenham que ter o mínimo contato com as pessoas e objetos.


Evidentemente, que há produtos mais fáceis de trabalhar com esta nova metodologia do que outros. Os pontos de vendas que quiserem se diferenciar positivamente devem buscar um novo desafio, diversificando seu mix, alterando seu layout de loja para proporcionar uma melhor experiência de compra, pois o velho método não funciona mais.


>>> Saiba mais sobre planejamento de layouts de loja que maximizam o espaço.


O que é Figital?


Imagem que ilustra o que é phigital - figital | Bárions Produções


É a união do mundo físico ao digital. O termo que vem da contração das duas palavras e, essa na verdade, não é uma palavra nova, mas tem sido muito utilizada pelos publicitários que apreciam utilizar novos termos para definir o conjunto de estratégias omnichannel utilizadas para otimizar a relação com os clientes.


O Figital faz com que o consumidor passe por canais digitais e físicos em uma mesma jornada de compra, e essa mistura é graças ao grande avanço tecnológico que tem estabelecido maior conexão com o consumidor.


Ou seja, saber quais são as características mais apreciadas do digital e as que mais confiança geram nas lojas tradicionais e criar sinergias que vão além da simples soma das duas estratégias, isso se traduz em experiência para o consumidor.


Um bom exemplo do que estamos falando é a Amazon Go. Trata-se de uma loja física onde os clientes podem simplesmente entrar usando o aplicativo Amazon Go, pegar os produtos que desejam e sair.


Imagem da loja da Amazon Go para exemplificar o que éuma loja phigital - figital | Bárions Produções


A tecnologia “Just Walk Out” detecta automaticamente quando os produtos são retirados das prateleiras, além de rastreá-los em seu carrinho de compras virtual. Logo depois de sair da loja, a conta é cobrada diretamente no cartão de crédito e a pessoa recebe um recibo.


Talvez você esteja pensando: lindo, mas no exterior tudo funciona. No Brasil isso não acontece. Será? Acontece sim!


Em 2016, um grupo de empreendedores brasileiros visitou a NRF, a maior feira de varejo do mundo, e viu que era possível trazer uma experiência figital para cá por meio de tecnologias que já funcionam bem por aqui.


Assim nasceu o Pier X, um ambiente híbrido entre físico e digital, 100% focado na experiência do consumidor, seguindo também os pilares de convivência, consumo consciente e tecnologia  onde todos os produtos estão expostos e disponíveis para compra, porém seu pagamento é feito pelo app. 


Funciona sem garçons, vendedores ou filas, porém fazem questão de terem uma comunicação visual eficiente, informando sobre os eventos, workshops e shows e até mesmo sobre o distanciamento social.


Quais são as vantagens do Figital?


Estratégias de marketing baseadas no conceito de phygital apresentam diversos benefícios. Confira, a seguir, alguns dos principais.

1.Mais conveniência para os consumidores

A possibilidade de complementar certas atividades da realidade concreta com funcionalidades que obtemos com o uso da internet e dos smartphones é uma excelente maneira de criar novas experiências de consumo.

2.Maior reconhecimento da marca

Se uma empresa for capaz de criar um modelo de negócio que consiga gerar valor de verdade para os clientes aproximando o virtual do digital, a marca terá excelentes condições de conquistar uma boa visibilidade simplesmente por fornecer um serviço útil, inovador e de qualidade.

3.Maior potencial de fidelizar clientes

Misturar a presença física com uma experiência digital é uma maneira de participar mais ativamente da vida das pessoas. Ao estabelecer interações mais recorrentes com os consumidores, é possível gerar mais confiança e um relacionamento mais estreito com eles.


Por que investir no Figital?


Segundo a pesquisa realizada pela empresa Deloitte, em 65% das empresas ouvidas, mais da metade dos seus clientes apresentam comportamento figital, muitos deles consultaram preços de produtos na internet enquanto estavam dentro da loja física, por exemplo.


Esse dado reflete muito bem a realidade do mercado, já que o consumidor moderno quer ter facilidade para acessar informações referente às marcas, produtos e serviços em todos os canais, sejam eles físicos ou digitais.

Um bom exemplo de Figital é o QR Code


Otimizar o processo de avaliação é algo quase impossível, por isso proporcionar diferentes formatos para distribuir a informação é um método que vem sendo adotado por muitos utilizado pelos varejistas através do uso do QR Code. 


Essa tecnologia dá a possibilidade a quem se encontra na loja física de acessar toda a informação que queira como se estivesse navegando na Internet, através dele é possível comparar preços, ver opiniões de outras pessoas, saber as características do produto, tudo sem que haja a necessidade de tocar o produto.


Imagem de display expositor desenvolvido pela Bárions Produções, com apelo phigital - figital


Entendendo o Novo Consumidor


A melhor maneira de fazer um negócio crescer é descobrir o que os clientes querem e tornar isso extremamente fácil e acessível para eles. Seja na loja física, no e-commerce, ou no app, o consumidor quer ter o que precisa à mão e em todos os canais de forma integrada.


O consumidor quer ter a opção de se deslocar até uma loja física, conhecer o produto, experimentar, tocar e depois comprar online, se preferir, afinal figital não é só físico nem apenas digital, é uma nova dimensão de experiência que oferece, antes de tudo, escolha. 


Estamos falando sobre colocar o consumidor no centro da estratégia da empresa, de ponta a ponta, sendo ele o impulsionador e o protagonista da mudança. 


É muito importante que as empresas enxerguem quem é, de fato, o seu cliente, o que estão adquirindo, o que realmente desejam, do que gostam e etc.


Não dá mais para pensar em estratégias de marketing sem conhecer profundamente o seu público, sob pena de fazer algo que o desagrade por completo e até manche a imagem da marca.


Um exemplo bem-sucedido do que estamos falando é o (User Experience Design), que traz à tona um design planejado para atender, em cheio, as necessidades dos usuários nas mais diferentes plataformas.

Invista na Informação


O mercado varejista está em constante transformações e conta com a necessidade de informar suas novidades, promoções ou dar destaque a um determinado produto sem que haja contato físico.


Neste sentido o mercado de visual merchandising está sempre inovando com materiais novos para auxiliar nesta comunicação como:



>>> Aproveite para ler o artigo sobre o que é visual merchandising



Esta transformação tecnológica não é uma escolha, a forma de consumir mudou e isso é uma realidade, e mesmo que a Covid-19 tenha acelerado este processo, isso já era uma tendência que estava chegando de forma gradual. 


Ao contrário do que se pensa, a transformação digital, na prática, não é apenas sobre tecnologia, mas sobre como mudar um mindset e desenvolver uma nova cultura para resolver questões tradicionais.


Em resumo, o figital é outra maneira que o varejo encontrou para tangibilizar as novas relações comerciais entre o próprio setor e o novo consumidor. 


Essa estratégia vai além da integração perfeita entre o mundo físico e o digital, ela proporciona, dentro da jornada de compra do cliente, a liberdade que ele precisa para poder escolher a melhor maneira de finalizar suas compras.