Dicas para Criar a Vitrine Perfeita
Desenvolver uma vitrine perfeita é mais que distribuir produtos, é criar um contexto visualmente atraente que converta em vendas.
Com a competição online cada vez maior, nunca foi tão importante que os varejistas de lojas físicas voltassem suas atenções para as vitrines.
As vitrines são uma forma de propaganda que permite às lojas mostrarem o que têm a oferecer, tanto em estoque quanto em criatividade.
O que poucas pessoas sabem é que para que esta relação de exposição e vendas seja realmente autêntica é essencial montar incríveis vitrines, desta forma é possível obter retorno aumento no faturamento e ainda contribui para o branding.
A maneira como uma loja escolhe projetar seus produtos aos clientes, mostra o quanto esforço eles colocam em seus negócios e a qualidade do serviço que os clientes receberão, alcançando desta forma um retorno financeiro além de contribuir para o branding.
Vitrines são projetadas para exibir produtos, oferecendo aos os clientes uma ideia do que eles irão encontrar no interior da loja
Para muitos varejistas, pode ser a maior e melhor ferramenta de marketing para converter transeuntes em clientes e aumentar o tráfego de pessoas.
Confira 5 dicas fundamentais para montar a vitrine perfeita
Porque as Vitrines são Importantes
Elas ajudam a atrair novos clientes;
Aumentam o conhecimento da marca;
São o primeiro ponto de contato visual de uma loja;
Promovem produtos e serviços específicos;
Exibem sua nova coleção ou promoção;
Destacam as campanhas e contam histórias.
Mas para que elas sejam bem montadas, tragam resultado e esteja sempre impecável é preciso parar com a antiga arte do vitrinismo e começar a apostar em profissionais de visual merchandising.
Visual Merchandising se tornou essencial para qualquer segmento que queira destacar e divulgar seus produtos de forma planejada e executada com técnicas eficazes que alcancem bons resultados.
Esqueça a arte do Vitrinismo e aposte no Visual Merchandising
O Vitrinismo foi e ainda é a arte de projetar vitrines, expor e destacar produtos no ponto de venda. Como o próprio nome diz, tem como foco a exploração de vitrines e exige técnica e conhecimento, porém com a globalização dos mercados e aumento da concorrência, combinar elementos visuais envolto a produtos não é mais o suficiente, agora é necessário inserir técnicas de visual merchandising para tonar as vitrines mais convidativas.
Porém, com a globalização dos mercados e o aumento da concorrência, combinar elementos visuais envoltos a produtos não é mais o suficiente, é preciso contar com a ajuda do visual merchandising.
Através dele é possível produzir não só vitrine, mas toda a loja maximizando espaço e elevando o nível de exposição de produtos para outro patamar, aumentando assim a notoriedade da marca.
E é isso que o visual merchandising faz: cria espaços capazes de atrair o consumidor certo, para o produto certo, explorando cores, cheiros, texturas e muita estratégia.
Saiba mais sobre o que é Visual Merchandising.
Esta vitrine foi positivada pela Bárions Produções em parceria com a marca de roupas masculina Crawford, colocando o produto no centro das atenções, juntamente com elementos cenográficos que traziam sensações e despertavam memórias.
Existem vários recursos de comunicação visual que ajudam e aprimoram as chances de sucesso. Com a devida atenção aos detalhes, uma vitrine pode beneficiar não apenas a aparência visual da loja, mas também o ganho financeiro.
Vitrine adesivada pela Bárions Produções para a Lacoste
Desenvolvi a Vitrine perfeita. E agora?
Após tanto trabalho duro e de ter criando o projeto perfeito você ainda não conseguiu atingir o número de vendas esperado.
O que está errado?
Você atraiu a atenção do público principal, explorou sensações, despertou desejos, porém esta explosão de sentimentos e interesse acabou imediatamente após o cliente entrar na loja.
Agora é hora de trabalhar o espaço interno. Ele é a continuidade da vitrine, desta forma a ambientação, disposição de produtos e até a equipe de vendas devem estar devidamente alinhados para aproveitar a oportunidade e reforçar todas as emoções iniciais criando o momento perfeito para a venda.
Definindo sua estratégia
Antes de começar a projetar a vitrine perfeita, é necessário planejar. Não se intimide e deixe a criatividade fluir, mas comece pelo óbvio.
Você conhece o seu produto?
Para atingir os resultados esperados é necessário conhecer a fundo o seu produto, suas formas de uso e como o seu público interage com ele.
Quais sentimentos, sensações e emoções que ele desperta?
Como, quando e onde o produto é utilizado?
Com qual frequência?
Com quem você quer falar?
Você conhece bem seu público alvo? Sabe determinar suas reais expectativas ao adquirir seu produto? Não despreze informações como dados demográficos, interesses, profissão e hobbies.
Compor um perfil ou até uma persona, pode ser fundamental na ambientação e cenografia da sua vitrine.
Defina uma linguagem, elementos de comunicação, cores e formas.
Pronto para iniciar o projeto?
Agora que você já identificou os diferenciais do seu produto e a linguagem perfeita para atingir seu público, está na hora de colocar essas informações no papel.
Não é raro que as marcas utilizem parceiros para esta etapa, afinal, desenvolver um projeto não é tarefa fácil. Além de distribuir os elementos em um espaço restrito, é necessário conhecer a fundo as matérias-primas, suas possibilidades e restrições.
Empresas como a Bárions Produções estão aptas a ajudar e agregar nesta etapa: ela conta com uma equipe própria de projetistas 3D e profissionais preparados para sinalizar os melhores materiais, de acordo com a proposta da marca.
Comece definindo seu orçamento e o tempo que a ação irá durar. Também identifique quais as formas de interação essa vitrine deverá manter com o público.
O projeto em 3D pode ser a peça chave para identificar as melhorias e pontos de atenção e, sempre que possível, desenvolva um projeto piloto e convide seus principais clientes para uma ‘degustação’.
Confira!
Vitrine 3D
O Easy frame e o displays em PS são velhos conhecidos da comunicação visual. Mas, distribuí-los de forma a criar planos dimensionais, atrai os olhares mais atentos e interage com o público jovem e moderno da Vans.