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5 dicas fundamentais para montar a vitrine perfeita


Um bom resultado para o varejo começa com a atração de pessoas para o interior das lojas. Para atrair o consumidor para dentro da loja é necessário começar pelo exterior. Decorações de vitrines são excelentes formas de conseguir uma publicidade gratuita. Elas fisgam a atenção do público e os convidam para entrar.


As vitrines dão voz a personalidade da marca, promoção e experiência proporcionadas e, por isso desempenham um papel tão importante nas vendas para o varejo. Alguns estudos sugerem que elas são responsáveis por até 70% de um produto exposto


Você duvida?

Quais são as chances você entrar em uma loja com ar sombrio?

Você teria interesse em conhecer os produtos?

Certamente não! Por isso a vitrine é tão importante na atração e retenção de clientes..

O Visual Merchandiser e a concepção de vitrine

Cenografia para vitrines são, idealmente, projetadas por um profissional. Este profissional - o Visual Merchandiser é habilitado para selecionar e dispor os melhores elementos para a finalidade da divulgação. 


Esses elementos incluem desde projetos gráficos, adesivação de vitrine, displays e expositores até itens de decoração. Além do aspecto visual e as melhores ferramentas para tal, é necessário definir qual o perfil de produtos divulgar - se os mais baratos ou mais luxuosos, se apresentar os valores e até a frequência com a qual a decoração deverá ser alterada.

Manutenção e cuidados essenciais com a vitrine

Pode parecer óbvio, mas manter a vitrine limpa e arrumada é o primeiro quesito para uma vitrine perfeita. A explicação é ainda mais clara: a vitrine é o primeiro contato que o público terá com a sua marca, logo será responsável por causar a primeira impressão.


O segundo cuidado - e não menos importante, é manter simples a sinalização e disposição dos produtos. Quanto mais simples, melhor será a associação por parte do espectadores. Lembre-se que bagunça e confusão repelem seus clientes. 


Simplicidade não significa cenografia pobre.


Você pode ter uma vitrine super atraente com pouquíssimos elementos, monocromática e em tons pastel - ao melhor estilo minimalista, assim como uma vitrine repleta de elementos, com cores fortes e vibrantes. E ambas com excelentes resultados de atração de clientes. A simplicidade fica por conta da disposição do destaque e disposição dos produtos. 

Modelos de vitrines

Há diversos modelos de vitrines. Conhecê-los ajuda a determinar quais elementos deverão ser utilizados para suprir as necessidades de produção e atingir os objetivos propostos pela campanha.


  • Vitrines fechadas: modelos fechados na parte de trás, seja com vidro ou parede

  • Vitrines abertas atrás: permitem vista total da loja

  • Vitrines semi-fechadas: possuem grandes painéis de vidro na parte da frente e é parcialmente fechada por trás, permitindo a visualização parcial da loja

  • Vitrines abertas: modelos de vitrines onde não há divisão visual definida entre a vitrine e a loja

  • Vitrines de canto: permitem que as pessoas vejam os produtos dos dois lados e, como o nome sugere, ele está localizado na esquina da loja.

  • Vitrines elevadas: podem ser abertas ou fechadas e estão localizadas acima do nível do solo.

  • Caixas podem ser transparentes ou opacas, com ou sem iluminação. São pequenas vitrines, fixadas em paredes ou apoiadas em móveis para destacar um produto pequeno ou médio.


Independente do modelo utilizado pelas lojas e as estratégias de comunicação empregadas, a vitrine tem como objetivo exibir produtos de maneira eficaz, atraindo a atenção e interesse do público alvo.



5 dicas fundamentais para montar uma vitrine perfeita

 

Não importa quais tipos de produtos você vende, seu público ou localização da loja. Se seu espaço possui vitrine você precisa dessas cinco dicas para criar uma vitrine perfeita: atraente e que convide seu público a entrar e conhecer o produto focal.


Medidas e obstruções

O primeiro passo para projetar uma vitrine perfeita é tê-la mapeada. Tenha informações precisas sobre a área visual, avanços, posição dos feixes de luz, degraus, pontos de energia, entre outros. 


As obstruções como lustres e tamanho da área de acesso também devem constar no seu projeto. Se possível, inclua informações sobre pontos de fixação do teto.


Análise de concorrentes

Entender o que seus concorrentes fazem e porque pode te dar uma boa ideia do que funciona também para os clientes, contribuindo para projetos mais assertivos.


Além de, você terá uma visão clara do que você gosta e não gosta, como explorar aspectos positivos e minimizar os negativos, a análise de concorrentes contribui para uma comunicação e estratégia de marketing mais eficaz, antecipando tendência e permanecendo sempre à frente.


Planejamento

Agora que você tem sua vitrine mapeada, já sabe como seus concorrentes atuam e qual linha de comunicação quer seguir, é hora de planejar.


É importante lembrar que a vitrine é mais uma ferramenta de comunicação e deve estar devidamente alinhada com os objetivos de marketing da marca e/ou produto. E, assim como as demais estratégias, o desenvolvimento, confecção e positivação da vitrine deverá seguir um cronograma de ações.


Para que o seu planejamento seja um sucesso, certifique-se de que a empresa de cenografia/ ambientação contratada está ciente das expectativas e cronogramas apresentados, assim como alinhada com o perfil da empresa.


A Bárions Produções possui equipes especializadas e atendimento personalizado multidisciplinar, capazes de atuar em todas as etapas de um projeto de decoração e cenografia de vitrines.


Confira alguns modelos de vitrines incríveis desenvolvidos pela Bárions Produções.

Iluminação

A iluminação não deve ser apenas decorativa.

No período da noite, é evidente de que ela contribuiu para o destaque da vitrine, porém, se o ambiente estiver escuro também durante o dia, considere utilizar luzes amarelas, simulando a luz solar para dar um brilho dourado e natural a ambientação.


Cenografia

Entende-se como cenografia todos os displays, expositores, itens decorativos e sinalização utilizados para apresentar os produtos da melhor maneira possível.


A Crawford utilizou guarda-chuvas para destacar a característica da roupa em repelir água. E, para comunicar o nome da coleção, optou por utilizar letras em resina, dando o efeito molhado à letra. A chuva, ao fundo, foi impressa em tecnologia UV e reforça a proposta da marca.




 A Kolosh optou por cubos verdes, aproveitando o contraste entre a cor da marca e as cores da nova coleção. Alguns displays, de cores diferentes, contrastam e destacam a linha principal. Os banners em tecido complementam o cenário.




Para a linha especial da Vans, destaque em lojas multimarcas, um display expositor em MDF, com aplicação de adesivo impresso em sistema digital de alta resolução, totalmente fora dos padrões, ganha destaque pelo design e proposta inovadores.


A cenografia perfeita é aquela que cria uma vitrine onde o produto é o destaque, despertando a atenção do consumidor.


O que você achou das vitrines produzidas pela Bárions Produções?

Quais dicas você já utilizou ou utiliza para produzir suas vitrine? E o que podemos acrescentar de dicas para quem está em busca da vitrine perfeita


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