O que é Visual Merchandising?
Visual merchandising é a prática de projetar e exibir mercadorias em um ambiente de varejo com o objetivo de envolver os clientes e aumentar as vendas. Isso é feito criando visores que acentuam a aparência, os recursos, os benefícios e os usos de um produto de uma forma visualmente atraente.
O ponto principal é que o visual merchandising não trata apenas de fazer com que os produtos tenham uma boa aparência. Trata-se de apresentá-los de forma a gerar aumentos tangíveis na receita.
Uma vitrine que chama a atenção do cliente e desperta seu interesse enquanto ele está entrando em um espaço de varejo pode levá-lo a examinar mais a fundo sua oferta.
Visual Merchandising: o conceito
Visual merchandising refere-se a qualquer coisa que possa ser vista pelo cliente dentro e fora de uma loja, incluindo displays e expositores, decorações, letreiros, layout do espaço, exposição de mercadorias e cheiros, a fim de compor a atmosfera total da loja.
Esta é uma área do marketing, que atua diretamente na experiência do consumidor no ponto de venda e tem como objetivo geral fazer com que os clientes entrem na loja e gastem dinheiro.
A atuação desses profissionais começa do lado de fora da loja ou espaço. A vitrine é o primeiro elemento a ser trabalhado, pois tem a capacidade de atrair e despertar o interesse do público para o interior.
Saiba mais sobre a arte de projetar vitrines.
A VM - como é conhecida a área de Visual Merchandising, inclui também a determinação de padrões de fluxo de tráfego na loja, a fim de identificar os melhores pontos de exibição de produtos, impactando o maior número de pessoas possível.
Entenda a influência do merchandising no ponto de venda
Principais Objetivos do Visual Merchandising
Aumentar as vendas mostrando e promovendo marcas e produtos;
Tornar as vitrines / exibição de produtos visualmente atraente para incentivar os possíveis clientes a entrarem na loja;
Aprimorar e promover a imagem da marca ou da loja, para multimarcas;
Melhorar a experiência de compra dos clientes e entretê-los;
Educar os clientes sobre o uso ou acessórios de uma mercadoria.
As Habilidades-chave da profissão
Visual merchandising trata-se de atrair a atenção do consumidor, despertar o interesse e vender. Segundo a Payscale.com, as principais habilidades dos profissionais dessa área são atendimentos ao cliente, design e vendas.
A importância do Visual Merchandising no varejo
O visual merchandising aumenta a visibilidade e lealdade à marca, de forma a tornar a estratégia um dos métodos mais populares de marketing para atrair clientes, com altas taxas de sucesso.
Hoje, as indústrias de moda e varejo estão empregando a técnica de merchandising de varejo em alta escala.
Elementos-chave do Visual Merchandising
Pinte o mundo!
Você já se perguntou o que atrai primeiro a mente humana em um visual? É a cor.
Uma paleta de cores é a essência de um visual e deve ser utilizada para complementar a marca e realçar sua personalidade no ponto de venda.
Cenários e paisagens
Uma das melhores maneiras de capturar a atenção dos clientes é incluir o produto em cenários e paisagens que remetam a experiências do dia a dia como, por exemplo, recriar uma sala de estar para divulgar um novo modelo de televisão.
Desta forma, desperta-se sensações positivas e eleva a experiência de compra.
Porém, é importante lembrar que o destaque deve sempre ficar para o produto, enquanto a cenografia entra como um complemento para realçar as percepções e sensações.
Texturas e Contrates
Uma apresentação pode ser aprimorada com a ajuda da técnica de contraste, conhecida como textura. Ao decidir sobre a textura, deve-se considerar os mesmos critérios para os demais elementos: a atmosfera que se deseja criar e a personalidade da marca.
Os contrastes fazem maravilhas para atrair a atenção e destacar o ponto focal.
Contar histórias
O storyteling consegue envolver um cliente por um longo tempo. Se você já viu cafés com recursos visuais e diálogos nas paredes, deve ter notado que muitos clientes prestam atenção neles. Essa é uma técnica eficaz de merchandising e também é amplamente utilizada em várias lojas de varejo.
Cenografia e o toque final
A decoração é mais um fator que afeta a atmosfera geral da loja e, por este motivo, é de responsabilidade do profissional de visual merchandising.
Decorar ou ambientar uma loja pode ser feita de forma simples, a partir de pintura, papel de parede ou estantes, até trabalhos elaborados de cenografia, como o realizado pela Bárions Produções para decoração de shopping.
Outras ferramentas bastante utilizadas em comunicação visual são:
Adesivos de recorte para fachada
Banner roll-up
Corner e in-store
Display de balcão
Sinalizadores de vitrine
Para lojas de vestuário, as roupas e linguagem corporal dos manequins também devem ser consideradas.
Fundamentos do Visual Merchandising
Vitrines: apresentar um produto pode ter muito mais resultado se você explorar os elementos da cenografia. Para ajudar nesse processo, eleger um tema para a campanha e ambientação da loja são excelentes formas de começar o seu projeto.
Shelf Displays: este é o termo utilizado para displays, expositores e prateleiras onde o consumidor pode ‘se servir’ do produto. E esta é a primeira forma de impactar o cliente, desde que ele entra na loja.
Já os Stock Displays são os ‘espaços premium’ para o lojista. Normalmente ficam ao final dos corredores e são utilizado para expor produtos rentáveis ou promocionais. Os formatos mais comuns de displays para esses espaços são os corners e painéis canaletados, que permitem o ajuste da altura das prateleiras.
Dicas úteis para se tornar um VM de sucesso
Seu público é também seu crítico, por isso é necessário capacitá-los.
O visual merchandising tem tudo a ver com estilo e posicionamento do produto. É aqui que você pode usar sua criatividade e tornar a experiência de compra emocionante para seus clientes.
Incentive compras por impulso. De acordo com sciencedirect.com, a seleção espontânea de mercadorias representa 80% de todas as compras feitas.
Apresente as vitrines de uma maneira que incentive os compradores a entrar na loja e comprar algo. Isso agregará valor às suas estratégias de merchandising de varejo.
Coloque mercadorias novas e populares em exposição. O velho pode ser chato e isso se aplica também à mercadoria.
Certifique-se de que, ao projetar espaços visuais, atenda à mentalidade de novos clientes e também aos existentes.
Carreiras relacionadas:
Design de Comunicação e Mídia Interativa, Comunicação Visual, Estratégia de Design e Inovação