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O que é visual merchandising?

O que é visual merchandising?


O merchandising visual é uma profissão que envolve a decoração de lojas e exposição de produtos a fim de obter imagem positiva e destaque para a marca, atraindo a atenção dos clientes e seduzindo-os a compra. 

Visual Merchandising: o conceito

Visual merchandising refere-se a qualquer coisa que possa ser vista pelo cliente dentro e fora de uma loja, incluindo displays, expositores, decorações, letreiros, layout do espaço, exposição de mercadorias e cheiros, a fim de compor a atmosfera total da loja. 


Esta é uma área de atuação dentro do marketing, que atua diretamente na experiência do consumidor no ponto de venda e tem como objetivo geral fazer com que os clientes entrem na loja e gastem dinheiro. 


A atuação desses profissionais começa do lado de fora da loja ou espaço. A vitrine é o primeiro elemento a ser trabalhado, pois tem a capacidade de atrair e despertar o interesse do público para o interior. >> Quer saber mais sobre vitrinismo? Leia aqui.


A VM - como é conhecida a área de Visual Merchandising, inclui também a determinação de padrões de fluxo de tráfego na loja, a fim de identificar os melhores pontos de exibição de produtos, impactando o maior número de pessoas possível. 


Dica de VM - Bárions Produções


Principais objetivos do Visual Merchandising

  • Aumentar as vendas mostrando e promovendo marcas e produtos;

  • Tornar as vitrines / exibição de produtos visualmente atraente para incentivar os possíveis clientes a entrarem na loja;

  • Aprimorar e promover a imagem da marca ou da loja, para multimarcas;

  • Melhorar a experiência de compra dos clientes e entretê-los;

  • Educar os clientes sobre o uso ou acessórios de uma mercadoria.

As habilidades-chave da profissão

Visual merchandising trata-se de atrair a atenção do consumidor, despertar o interesse e vender. Segundo a Payscale.com, as principais habilidades dos profissionais dessa área são atendimento ao cliente, design e vendas.




A importância do visual merchandising no varejo

O visual merchandising aumenta a visibilidade e lealdade à marca, de forma a tornar a estratégia um dos métodos mais populares de marketing para atrair clientes, com altas taxas de sucesso. 


Hoje, as indústrias de moda e varejo estão empregando a técnica de merchandising de varejo em alta escala.

Elementos-chave do visual merchandising

Pinte o mundo! 

Você já se perguntou o que atrai primeiro a mente humana em um visual? É a cor. 

Uma paleta de cores é a essência de um visual e deve ser utilizada para complementar a marca e realçar sua personalidade no ponto de venda. 


Cenários e paisagens

Uma das melhores maneiras de capturar a atenção dos clientes é incluir o produto em cenários e paisagens que remetam a experiências do dia a dia como, por exemplo, recriar uma sala de estar para divulgar um novo modelo de televisão.


Desta forma, desperta-se sensações positivas e eleva a experiência de compra. 


Porém, é importante lembrar que o destaque deve sempre ficar para o produto, enquanto a cenografia entra como um complemento para realçar as percepções e sensações.


Texturas e Contrates

Uma apresentação pode ser aprimorada com a ajuda da técnica de contraste, conhecida como textura. Ao decidir sobre a textura, deve-se considerar os mesmos critérios para os demais elementos: a atmosfera que se deseja criar e a personalidade da marca. 


Os contrastes fazem maravilhas para atrair a atenção e destacar o ponto focal. 


Contar histórias

O storyteling tem a capacidade de envolver um cliente por um longo tempo. Se você já viu cafés com recursos visuais e diálogos nas paredes, deve ter notado que muitos clientes prestam atenção neles. Essa é uma técnica eficaz de merchandising e também é amplamente utilizada em várias lojas de varejo.


Cenografia e o toque final

A decoração é mais um fator que afeta a atmosfera geral da loja e, por este motivo, é de responsabilidade do profissional de visual merchandising.


Decorar ou ambientar uma loja pode ser feita de forma simples, a partir de pintura, papel de parede ou estantes, até trabalhos elaborados de cenografia, como o realizado pela Bárions Produções para decoração de shopping.


Outras ferramentas bastante utilizadas em comunicação visual são os displays e expositores, adesivos impressos, totens em MDF, corners e in-stores. Para lojas de vestuário, as roupas e linguagem corporal dos manequins também devem ser levadas em consideração.

Fundamentos do visual merchandising


  1. Vitrines: apresentar um produto na vitrine da sua loja pode ter muito mais resultado se você explorar os elementos da cenografia. Para ajudar nesse processo, eleger um tema para a campanha e ambientação da loja são excelentes formas de começar o seu projeto.

  2. Shelf Displays: este é o termo utilizado para displays, expositores e prateleiras onde o consumidor pode ‘se servir’ do produto. E esta é a primeira forma de impactar o cliente, a partir do momento que ele entra na loja.

  3. Já os Stock Displays são os ‘espaços premium’ para o lojista. Normalmente ficam ao final dos corredores e são utilizado para expor produtos rentáveis ou promocionais. Os formatos mais comuns de displays para esses espaços são os corners e os painéis canaletados, que permitem o ajuste da altura das prateleiras.


Dicas úteis para se tornar um VM de sucesso

Dicas úteis de Visual Merchandising | Bárions Produções


  • Seu público é também seu crítico, por isso é necessário capacitá-los. 

  • O visual merchandising tem tudo a ver com estilo e posicionamento do produto. É aqui que você pode usar sua criatividade e tornar a experiência de compra emocionante para seus clientes.

  • Incentive compras por impulso. De acordo com sciencedirect.com, a seleção espontânea de mercadorias representa 80% de todas as compras feitas. 

  • Apresente as vitrines de uma maneira que incentive os compradores a entrar na loja e comprar algo. Isso agregará valor às suas estratégias de merchandising de varejo.

  • Coloque mercadorias novas e populares em exposição. O velho pode ser chato e isso se aplica também à mercadoria. 

  • Certifique-se de que, ao projetar espaços visuais, atenda à mentalidade de novos clientes e também aos existentes.


Carreiras relacionadas:

Design de Comunicação e Mídia Interativa, Comunicação Visual, Estratégia de Design e Inovação