5 Dicas de como fazer Merchandising e tornar seu PDV Criativo
Os consumidores estão cada vez mais exigentes em seu relacionamento com as empresas e quando falamos de varejo, além de preços atrativos e qualidade dos produtos, as pessoas buscam por boas experiências de compra. Nesse contexto, fazer um Merchandising e tornar seu PDV criativo é uma forma de se destacar da concorrência, aumentar suas vendas e ganhar relevância na preferência do consumidor.
Tudo faz parte de uma estratégia promissora, que busca atrair e seduzir os consumidores através de técnicas que aguçam os sentidos, principalmente o visual, tornando a experiência de compra mais prazerosa e fortalecendo a imagem da marca.
Quando falamos em Merchandising sabemos que esse é um desafio para todo gestor, afinal, existem vários detalhes que devem ser analisados, inclusive a concorrência que também está se mobilizando, mas a melhor notícia é que o visual merchandising está ao seu alcance e é fácil alcançá-lo.
Mas o importante é que o Visual Merchandising é uma estratégia que valoriza, marcas, produtos e o próprio ponto de venda para atrair clientes e estimulá-lo a fechar a compra, combinando marketing e comunicação visual, mas com um olhar sobre os conceitos de arquitetura e design de interiores.
A propósito, mesmo sem entender totalmente este conceito, tenho certeza de que você foi impactado por ele em algum momento. Por que digo isso? Porque o primeiro contato que temos com uma loja é por meio da vitrine e a forma como ela é organizada, a distribuição dos produtos e o design utilizado têm o poder de atrair o consumidor a entrar.
Conheça todas as possibilidade de Merchandising em >>> A Influência do Merchandising no Ponto de Venda
Apesar da sua grande força e forte tendência, o marketing digital ainda não conseguiu explorar o que o merchandising no ponto de venda consegue que é proporcionar uma experiência de compra ao Shopper e, por isso mesmo, ter um PDV criativo tem sido mais fundamental do que nunca.
Neste artigo trouxemos cinco dicas para te ajudar nesse processo.
Acompanhe!
Por que apostar no visual merchandising?
É possível que essa seja a dúvida que primeiro vem à sua cabeça ao ouvir falar no conceito, antes mesmo de conhecer seus detalhes, o nome já entrega um pouco do seu potencial.
Estou falando sobre uma estratégia de forte apelo, mas que se revela bastante sutil na arte de incrementar as vendas.
Dependendo do seu nicho de negócio, investir em vitrinismo, visual merchandising e técnicas de exposição de produtos é quase uma condição obrigatória, até porque, se você não fizer, naturalmente sua loja para de despertar o interesse, fazendo com que naturalmente os clientes em potenciais migrem para outras lojas.
A verdade é que, no visual merchandising, dá para atrair e conquistar o consumidor com experiências diferenciadas, mas, para dar resultado de verdade, você precisa adotar as melhores técnicas.
E é sobre elas que falo a partir de agora.
#1. Layout da loja
Pode influenciar a forma como o consumidor localiza os produtos, interage com eles e, muitas vezes, decide pela compra. É necessário criar uma boa primeira impressão, mostrando por meio da disposição do ponto de venda que ali está o que ele procura.
Mesmo que o cliente não esteja procurando, ele deve ser instigado e persuadido a criar uma necessidade de adquirir aquele produto, e, um dos itens do merchandising mais eficientes são os displays e expositores em MDF.
Existe sempre um expositor em MDF ideal para cada segmento comercial. Com opções variadas, essas peças naturalmente chamam a atenção dos clientes, sejam eles iluminados com LED, ou com outros tipos de lâmpadas.
Este material versátil carrega a função de informar, comunicar, reforçar a mensagem publicitária e evidenciar o produto. Não subestime seu uso!
Expositor em MDF personalizado, produzido pela Bárions Produções para a marca Latika
Caso você esteja sentindo dificuldade em atrair a atenção das pessoas, talvez seja a hora de pensar em desenvolver um expositor em MDF personalizado sob medida agregando valor ao layout da loja.
Essa é uma forma de envolver o consumidor e tornar o ambiente mais criativo e propício para a compra. Lembre-se: uma loja muito poluída, toda amontoada, pode ter o efeito oposto.
Além disso, saber organizar os seus produtos e o espaço ajuda a direcionar melhor o olhar e mesmo o caminhar dos clientes dentro da loja.
#2. Melhore a exposição dos produtos
De acordo com o Sebrae, melhorar o visual merchandising pode aumentar em até 40% as vendas do seu PDV. Além do layout, é necessário ficar atento à forma como os produtos são dispostos no ambiente.
O primeiro ponto a ser analisado é a aparência dos itens e como eles são expostos, além disso, é necessário padronizar a disposição dos produtos. Itens desorganizados podem prejudicar a decisão de compra e passar uma imagem negativa da sua loja.
Display de mesa contribui na organização do PDV tornando-o mais criativo, melhorando a exposição dos produtos e colocando itens de grandes marcas em destaque.
Que tal ficar por dentro das principais tendências de displays para o pdv?
#3. Faça a sinalização do ambiente
Quem nunca entrou em uma loja e se sentiu perdido? O primeiro impulso é ir embora, não é mesmo? Para evitar esse transtorno na sua loja, é fundamental investir na sinalização do ambiente.
Padronizar a comunicação ajuda o consumidor a se situar e achar o que procura e até mesmo ser despertado para algo que gere uma compra por impulso. Além disso, o consumidor vai identificar as informações mais rápido.
Uma dica é a utilizar o banner roll up, disponíveis em várias medidas os banners são materiais promocionais de rápida visualização que podem ser utilizados em ambientes internos ou externos e é por isso que é perfeito para ser empregado na divulgação de marca, produtos ou destacar uma promoção.
A Avon é uma empresa que opera no Brasil desde 1958 sendo uma marca ícone mundial da venda porta-a-porta, focada no setor de dermocosméticos, cosméticos, perfumaria e produtos de beleza, e que em 2019 abriu sua primeira loja física.
A ideia do investimento foi unir a experiência de compra, a experimentação, e a comunicação visual no ponto de venda, facilitando inclusive a reposição de produtos das revendedoras. Com a proposta de inovar, a Marca optou pelo uso do banner roll-up com principal forma de se comunicar com seu público no ponto de venda.
Saiba mais sobre banner roll up o material que vai ajudar na comunicacao
#4. Aposte na Inovação
Nada contra os modelos clássicos de disposição de produtos, mas em uma estratégia de PDV criativo é possível ir muito além. Use sua criatividade para gerar inovação dentro e fora da loja.
A experiência de compra é um dos aspectos mais importantes a serem priorizados em uma estratégia de marketing para o varejo, pois envolve uma série de questões comportamentais que o cliente não percebe conscientemente, mas que afetam as suas decisões de consumo.
Dito isso, é fundamental tornar o ambiente do PDV mais criativo proporcionando uma experiência de compra para seus clientes. Aposte em uma decoração agradável, mas que tenha ligação com a identidade visual e tudo deve ser pensado, tendo como base as preferências do público-alvo.
A Lacoste, referência do mercado de luxo, transformou completamente a sua estratégia de visual merchandising, criando um ambiente pensado para envolver e criar laços com o consumidor desde a vitrine até o interior da loja, a marca de roupas buscou layouts mais simples e que evidenciam as linhas e os produtos, colocando em prática a identidade que foi planejada.
Tudo foi organizado e criado pensando na circulação, comodidade dos clientes e na visibilidade dos produtos. Por isso, o espaço interno da loja contou com peças semelhantes às imagens adesivadas na vitrine, criando uma linha de comunicação criativa e eficiente.
Não restam dúvidas de que pensar a estratégia dentro da realidade e das características das localidades das lojas pode ser um diferencial para potencializar os resultados. A padronização visual é essencial para a identificação de marca, então, pensar no conceito de unidade no visual merchandising é um ponto-chave para o seu sucesso.
Veja como com o uso da criatividade é possível criar uma Vitrine Dinâmica.
E por último e não menos importante, aliás não mesmo, vem um item que foi introduzido a muito pouco tempo no PDV, estamos falando das barreiras de proteção.
#5. Invista na segurança
Antes de mais nada, é importante lembrar que as medidas de prevenção devem ser adotadas em todos os lugares. Porém, sabemos que os ambientes de atendimento direto ao público são mais suscetíveis a transmissão do vírus.
Nesse caso, onde a estação de trabalho é fixa, a higienização deve ocorrer antes mesmo de iniciar as atividades. Sendo assim, deve ser feita a limpeza de todas as superfícies com álcool líquido 70%, incluindo as maquininhas de pagamento.
Outro ponto importante é referente à exposição entre o operador de caixa e o cliente. Ela deve ser reduzida ao máximo possível, e isso inclui o uso de protetores para limitar o contato.
Ótimas soluções são as barreiras de protecao em acrilico para balcao covid-19, elas não interferem no layout da loja e nem na composição do ambiente.
Fáceis de limpar as barreiras protegem seus funcionários e clientes de forma eficiente tornando o ambiente mais seguro.
Agora que você já sabe o quão multifacetado o visual merchandising pode tornar seu PDV criativo, que tal colocar algumas das técnicas que conferiu aqui em prática?
As principais informações para ser bem-sucedido nesse desafio você já tem.