A Importância do Design no Ponto de Venda
O design é um espaço aberto para a inovação cujo objetivo é fixar a imagem da marca, a partir de uma comunicação visual adequada para envolver o cliente e propagar valores, estabelecer relacionamento e divulgar produtos e serviços.
Com alto impacto sobre os consumidores, o design cria um atalho na relação empresa x cliente, despertando o interesse, gerando engajamento e, consequentemente, mais vendas.
Um dos estudos feitos pelo Popai dos EUA, o Measured Médium Study, confirmou a influência dos materiais de PDV na decisão de compra. Foram comprovados aumentos de venda de 49% em média para materiais afixados na gôndola (ponto normal) e de 41% em média para displays e expositores (ponto extra).
Ao pensarmos em ponto de venda não podemos esquecer que estamos falando de uma variedade enorme de categoria de lojas.
Sendo a comunicação visual um dos pontos mais fortes, precisamos utilizar o design para que as peças desenvolvidas se encaixem perfeitamente no posicionamento da marca e se relacione diretamente com o público.
Entenda o processo de posicionamento da marca em O que é branding
Existem diversos fatores que influenciam os consumidores a desejarem comprar em determinada loja e adquirir um certo produto e, é sobre isso que vamos falar agora.
O Que é Design de Produto
Design é um processo estratégico de pensamento que compreende a criação de produtos para solucionar problemas, incluindo aspectos funcionais e estéticos. Abrange inúmeras formas de idealização, concepção, desenvolvimento e especificação de objetos, sistemas e serviços.
Do verbo inglês “design”, significa projetar e isso nos dá uma pista de como o termo se tornou sinônimo de trabalho criativo e técnico, criando estratégias e planos que atendam a uma determinada necessidade.
O design voltado para o ponto de venda tem como base um estudo completo do perfil de consumo dos clientes. Desta forma é possível organizar produtos ou serviços de forma a aumentar o número médio de itens por compra.
Design Refletido no PDV
Não se trata apenas de produção de peças, mas de toda a maneira como o ambiente funciona, desde os mobiliários, iluminação, cor e sinalização. Tudo deve estar em perfeita harmonia.
O design no ponto de venda inclui bons layouts de loja que maximizam o espaço fazendo com que tenham um melhor aproveitamento, sem deixar de pensar no fluxo de clientes, nos produtos e nos materiais que serão utilizados.
A disposição dos produtos e a formatação dos espaços disponíveis devem estar alinhados com a ideia do empreendimento e com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de compra possível para o cliente.
Através de um bom design é possível utilizar peças de comunicação visual que proporcionem maior visibilidade e ganho de espaço em ambientes multimarcas como é o caso do Corner.
Entenda a importância do corner para o pdv.
Corner positivado pela Bárions Produções
Quando o assunto é loja multimarcas é preciso considerar alguns pontos relevantes, bem como fazer alguns questionamentos do tipo:
Quais são os objetivos da marca?
Aumento de vendas?
Aumentar o ticket médio?
Incentivar a experimentação de um determinado produto?
Fazer com que o consumidor procure por mais informações e se cadastre para conhecer mais sobre o produto?
O que preciso fazer para alcançar esses objetivos?
Conhecer o espaço físico para o qual está trabalhando.
Entender o perfil do público
Analisar o espaço onde o display e/ou expositor será colocado
Saber que outros materiais de comunicação visual podem ajudar a alcançar mais rápido o propósito.
Com base nas respostas obtidas, vamos contar uma história para o consumidor através da escolha de peças eficientes que gerem estímulos visuais.
Para isso, é preciso considerar o espaço disponível e necessário para acomodar o fluxo de clientes e as peças escolhidas.
Comprar em um local prazeroso, bem iluminado e com produtos expostos de forma adequada desperta o interesse do cliente, aumentando as possibilidades de vendas.
Elementos de Comunicação Visual Essenciais do Design no PDV
O design no PDV não se trata só de iluminação e cores, é preciso incluir alguns elementos que contribuem para uma melhor disposição e divulgação dos produtos e da marca.
Os itens de comunicação visual também são responsáveis por comunicar, influenciando diretamente na decisão de compra.
Algumas opções de elementos que podem ajudar a reforçar a marca e divulgar os produtos são:
Acrílico
Madeira
MDF
PS
PVC
Responsabilidade do Design no Ponto de Venda
O design otimiza a criação, combinando a estética à funcionalidade em um processo capaz de agregar valor e gerar soluções mais eficientes, confortáveis, seguras e bonitas.
Para o ponto de venda, o design é um dos principais fatores de sucesso, desde o desenvolvimento dos produtos, como a escolha das peças da comunicação visual, bem como embalagens, até a entrega de valor emocional e experiência de compra.
Fixar a imagem da marca
Trabalhar a comunicação visual adequada para envolver o cliente
Tornar o estabelecimento comercial um local único
Divulgar produtos, serviços e promoções da marca.
Proporcionar uma boa experiência de compra
Aproximar o cliente da marca
Dicas Para Aplicar o Design no Ponto de Venda
1. Seja ousado para chamar a atenção
O fluxo de clientes no ponto de venda vai depender muito do design da loja. Por esse motivo, ela precisa ser bem planejada para proporcionar boas experiências de consumo.
2. Benefícios
Informe aos clientes sobre as características da mercadoria exposta e quais os benefícios eles receberão ao adquirir o produto.
3. Destaque seu produto
Destacar um determinado produto ou até uma coleção é a maneira mais eficiente de atrair a atenção e despertar o desejo de compra nos consumidores. Para isto recorra a expositores. Este material é próprio para ressaltar e valorizar itens de consumo no ponto de venda.
4. Adicione personalização
Adesivos são ideais para destacar coleção, personalizar vitrines, além de deixar sua ação de merchandising ainda mais exclusiva. São práticos, fáceis de aplicar e remover e podem ser impressos em vários formatos.
5. Incluir complementos
A música, a iluminação, o cheiro e a decoração desempenham papéis fundamentais que contribuem no fortalecimento da marca.
6. O Serviço é fundamental
Os clientes valorizam seu tempo e seus esforços. Eles não querem ter que andar sem destino em uma loja na esperança de encontrar o que desejam ou precisam.
Este serviço se da através de sinalização interna.
Gostou do artigo? Então, considere utilizar essas estratégias de design no PDV e com certeza você vai conseguir envolver os clientes, proporcionando uma experiência de compra positiva e de quebra alcançar melhores resultados.