A Influência do Merchandising no Ponto de Venda
O merchandising é uma das principais ferramentas no PDV e influencia diretamente no comportamento da compra.
Merchandising é uma das principais ferramentas do marketing e consiste em um conjunto de técnicas e estratégias para melhorar a exposição, promoção e rotatividade de produtos em supermercados, estabelecimentos comerciais e no varejo em geral.
É unânime entre especialistas como uma das vertentes mais importantes de todo processo que envolve a ativação de um produto e/ou marca.
Neste post, preparamos um conteúdo especial, abordando os tipos de materiais que facilitam a ação de merchandising no ponto de venda.
Boa leitura!
O que é Merchandising?
Painel Produzido e Positivado pelo Bárions Produções
Merchandising é uma técnica de marketing focada em apresentar e repassar informações sobre produtos, proporcionando uma experiência de compras exclusiva.
Originada do termo francês merchand – mercadoria, a palavra inglesa merchandiser significa “negociante”. Já o termo merchandising pode ser traduzido como “operação com mercadorias” - o grande responsável pelo processo decisório do cliente no ponto de venda.
Hoje em dia, para aumentar as vendas e gerar engajamento com o produto, é necessário muito mais do que preço e qualidade, tornando a busca por experiências marcantes, o grande desafio dos profissionais de visual merchandising.
>> Saiba o que é e o que fazem os profissionais de VM.
Algo surpreendente, que cause impacto, desperte emoções e sensações, fazendo com que o consumidor se conecte com a marca. Essa é a magia que a experiência no ponto de venda proporciona.
Planejamento Estratégico para Ações de Merchandising
Para planejar suas ações de merchandising de forma consistente e assertiva, listamos alguns pontos que, se levados em consideração, podem contribuir para que você alcance um bom resultado.
Planejando suas ações
A ideia é promover o lançamento de alguma novidade ou reforçar um produto já existente no mercado? Seja qual for seu objetivo, é preciso que seja claro e mensurável.
Liste os seus objetivos e determine qual o melhor plano de ação para alcançá-lo.
Destaque os diferenciais do produto
No ponto de venda, sua marca ou produto nunca está sozinho. Ao realizar uma ação de merchandising, é fundamental destacar os diferenciais que o item oferece e como ele irá solucionar o problema do consumidor.
Defina a comunicação visual
Ao entender o seu público-alvo, identificando o que provoca estímulos e atrai a atenção, fica mais fácil definir qual tipo de comunicação será utilizado para promover a ação.
Isso quer dizer que você vai saber se deve apostar em uma linha clássica ou em algo mais moderno.
Use métricas de avaliação
Sem a definição de métricas e indicadores de desempenho, fica impossível descobrir a eficácia das ações, bem como quais aspectos foram mais acertados e quais precisam ser reavaliados.
Materiais para Ações de Merchandising
Adesivo de piso - Marcação de caminho para a promoção de um produto ou serviço.
Banner promocional - Material impresso em lona ou tecido, para ser fixada
Cesto aramado - Peça construída em metal para acondicionar produtos no PDV.
Display aramado - Produto com maior vida útil e menor custo unitário
Faixa de gôndola- Material para ser colocado na parte frontal das prateleiras
Gôndola - Estante com prateleiras utilizadas para exposição de produtos
Stopper - Peça aplicada em posição perpendicular às prateleiras e gôndolas.
Ilha - É um ponto extra para a apresentação de mercadoria
Wobbler -Imagine um pop-up físico, que sobressai diante dos produtos na gôndola.
Móbile - Display leve que é pendurado nas prateleiras
Estes são alguns dos muitos produtos produzidos pela Bárions Produções, que há mais de 10 anos, atende o setor varejista, com soluções inovadoras, que podem ajudar a sua marca a ter o destaque que merece.
Saiba quem são seus clientes
É difícil tomar qualquer decisão no negócio sem conhecer o seu público-alvo.
Entender suas características, preferências e hábitos de consumo ajudam a saber quais são suas necessidades, para que você possa surpreendê-lo entregando algo acima do esperado.
Se o objetivo é atrair o público é preciso fazer com que o produto seja o centro das atenções, definindo a melhor formas de abordagem.
Exposição do produto
Demonstração
Degustação
Sampling
Além das dicas citadas acima, quando o público for crianças por exemplo, deve usar gòndolas mais baixas e uma comunicação voltada para a idade.
A principal delas está relacionada ao volume de vendas do produto em questão. Você pode usar um comparativo de resultados, com o antes e o depois de a estratégia ter sido colocada em prática.
Agora você consegue entender melhor a influência do Merchandising no Ponto de Venda e porque utilizar esta técnica pode influenciar diretamente no seu negócio. Então, que tal se preparar para colocar em prática e começar a otimizar seus resultados?