O que é Branding? | Bárions Produções

Fale com Nossos Especialistas


(11) 4371-0660


O que é Branding?


Mais do que um nome e símbolo atraentes, uma marca engloba todas as características da relação entre empresa e consumidor e nesse processo de construção da marca dois pontos devem ser muito bem trabalhados: imagem e valores. 


O primeiro remete a aspectos visuais como a ambientação de lojas e comunicação visual

e o segundo está ligado a questões éticas. Quando ambos são bem definidos e executados, a marca tem mais chances de atrair a atenção, se diferenciando da concorrência e desenvolvendo laços  com o consumidor.


Desta forma ela vai se transformando, criando personalidade e ganhando posicionamento, tornando-se cada vez mais acessível. Como diz o criador do Starbucks - Howard Schultz, “Uma marca tem que parecer um amigo”.


Muitos vêem o branding de uma única perspectiva, porém é preciso entender todo seu processo, poder estratégico e como ele pode ser implantado em todas as áreas do seu negócio para que um bom resultado positivo apareça.


Branding, em poucas palavras, é a garantia de que seu negócio vai crescer de forma inteligente e duradoura, sempre voltado para a forma como você quer que sua marca seja percebida.


>> Saiba mais em a importância do branding para o PDV


Imagem que ilustra marcas que trabalham estratégia de branding | Bárions Produções


Branding na Prática


Originado da palavra “brand”, que em português significa “marca”, o termo “branding” ou “brand management” é uma estratégia de gestão da marca que visa torná-la conhecida.


Estamos falando de ações planejadas e executadas com a intenção de guiar a percepção do público, com o objetivo de expandir o alcance, tornando-a um item de desejo. Como consequência, é possível obter um crescimento acelerado e sólido do negócio.


Marca é racional e emocional

Assim como as pessoas, as marcas têm dois lados: o racional e o emocional e ambos precisam ser claramente definidos para que seja explorado todo seu potencial, garantindo que ela torne-se relevante e memorável.


O lado racional é construído sobre a necessidade de resolver um problema e atender a uma demanda, isso alimenta o propósito ou razão de ser da marca. 


O lado emocional é guiado por formas de expressão relevantes da marca através dos pontos de contatos internos (cultura da empresa) e externos (relacionados ao consumidor).


Para executá-los é preciso diversas metodologias, que respondam às seguintes perguntas:


  1. Qual o seu produto/serviço?

  2. Quem são seus concorrentes?

  3. Quais são seus diferenciais?

  4. Quem é o seu público consumidor?

  5. Como você quer se relacionar com ele?

  6. Sua marca representa algum estilo de vida? 

  7. Pontos positivos e negativos



Em suma, o Branding trabalha com o conceito de que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida visando tanto construir e posicionar, como também fortalecer aquelas já consolidadas junto ao público.



Relação de marcas que são utilizadas para dar nomes aos produtos e seus segmentos | Bárions Produções

Estratégias de branding bem sucedidas, tornam as marcas sinônimos de seus segmentos.


Por que Investir no Branding


O que faz com que o cliente opte pelo seu negócio em detrimento ao seu concorrente é o trabalho de branding. Junto com um produto ou serviço, muitas vezes o cliente compra um status, uma crença, um estilo de vida.


Uma frase bem conhecida no universo do branding criada pelo publicitário Walter Landor diz que “produtos são feitos na fábrica, mas marcas são criadas na mente”.


Esse é o tipo de frase que você nunca pode esquecer.


Como o Design se Conecta com o Branding


O branding fundamenta-se em dois fatores para propagar a marca da empresa fazendo com que ela torne-se cada vez mais desejada pelo público. 


Estamos falando de missão e valores.


Através destes fatores é possível criar benefícios para reforçar o vínculo com os colaboradores, fidelizar os clientes e ampliar a reputação da empresa.


Se o branding é criado através de diferentes fatores, o design no ponto de venda

é o caminho para construir esta relação. 


Um design diferenciado tem o poder de atrair o cliente diretamente para seu produto, estabelecendo uma conexão direta e uma boa experiência de compra.


Posicionamento da Marca


Já sabemos que uma marca torna tudo mais palpável, acessível e que seus atributos ajudam a humanizar e a alinhar expectativas.


De acordo com Kotler, um dos pais do Marketing, um posicionamento é o ato de criar um entendimento de oferta e imagem que define o espaço do mercado que sua marca vai ocupar e como ela vai ser percebida pelos consumidores. 


Para entender o seu posicionamento, você precisa definir seus objetivos e o real valor que sua empresa e seus produtos entregam, conhecer seu mercado e então entender como seu produto consegue se fazer presente e relevante nesse cenário. 


Estratégias de posicionamento de marca englobam desde campanhas em rádio e TV, passando pelas embalagens e peças de ponto de venda como expositores, banner roll up , displays, corner, dentre outros.


Tenha em mente que cada vez que a sua marca interage e se relaciona com o consumidor, ela gera uma nova oportunidade de reforçar o seu posicionamento.  Da mesma forma, quando o consumidor é impactado pela marca, ele cria uma imagem positiva e uma memória afetiva.


Dicas Práticas para Desenvolver Branding no PDV


1 – Tenha um posicionamento claro

Um bom posicionamento de uma marca reflete na escolha de materiais como o MDF, PS, madeira e outros. 


O posicionamento também ajuda a definir o tipo de estratégia utilizada no ponto de venda, podendo ser displays promocionais, corners e até ambientação completa.


Defina o seu próprio DNA e invista em seus pontos fortes. Ao definir um posicionamento claro, você aumenta as chances de atrair, conquistar e se relacionar com o público certo.


2 – Conheça a fundo seu público

Seja em uma venda online ou no atendimento na loja física, o consumidor precisa ter uma experiência de compra marcante. Faça com que todos os clientes que entrarem na loja se sintam bem-recebidos, acolhidos e consigam perceber o DNA da empresa em todos os canais.


Isso exige cuidados especiais com os canais de atendimento, a preparação dos vendedores, a decoração de loja, o merchandising e etc. Todos os pontos de contato com o cliente devem estar alinhados com o posicionamento e a identidade da sua marca.


3 – Aprimore a experiência de compra em todos os pontos de contato

Conhecer quem são os consumidores é fundamental para entender seus valores. Considere criar processos de compras marcantes com integração entre o online e o offline, experiências visuais e etc. Entenda melhor sobre como fazer esta integração em o que é omnichannel?


4 Estabeleça um diferencial 

Em um universo tão competitivo, as marcas que conseguem se destacar, o fazem porque oferecem algum diferencial que estimulam ou se conectam com as pessoas.

Elas se posicionam a favor ou contra algo, adotam um estilo de vida e trabalham seus segmentos de maneira clara, conquistando a confiança do público.


Busque um diferencial e transforme sua marca em dos ativos mais importantes que você possui, desta forma conseguirá explorar todo seu potencial e ganhar a simpatia do consumidor. 



Você leu neste artigo o que o branding pode fazer para sua marca e já sabe que, ainda que o seu produto ou serviço oferecido seja incrível, eles não são suficientes para conquistar admiradores e ter o destaque que merecem sem um bom trabalho de branding.


E, agora que você já sabe o que é branding pode fazer pela sua marca, que tal experimentar colocá-lo em prática e depois contar pra gente quais foram seus resultados?