Vitrines de inverno atraentes: dicas e inspirações | Bárions Produções

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Vitrines de inverno atraentes: dicas e inspirações


A vitrine de uma loja leva, em média, dois segundos e meio para atrair a atenção dos transeuntes. Portanto, é necessário um projeto de ambientação e cenografia envolvente, que chame a atenção, sem ofuscar os produtos expostos.


Ao longo desse artigo, você vai conhecer três dicas fundamentais para criar vitrines, com base no tema de inverno e as novas coleções para a época, além de conhecer alguns projetos diferentes para você se inspirar.


Dica 01 - Mantenha sua vitrine atualizada

Pode parecer uma dica simples, mas recomendamos que você atualize a sua vitrine a cada duas semanas. Isso porque tendemos a nos tornar insensíveis às informações muito rapidamente, deixando de notá-las.


Este problema torna-se ainda maior para visitantes regulares de shoppings e ruas de comércio.


Para tornar esse processo mais fácil, rápido e assertivo, crie um calendário com o planejamento das vitrines e produtos que serão divulgados. Comece pelas datas comemorativas mais importantes para o seu segmento e público.


Dica 02 - É inverno: aproveite ao máximo

Manter um planejamento é sempre a melhor maneira de controlar a atualização das suas vitrines e adotar temas é uma forma interessante. 


O inverno é uma época maravilhosa para criar vitrines brilhantes, principalmente porque a paleta de inverno tende a ser preenchida com cores frias.


A atenção humana é capturada pelo alto contraste, assim, com um tema invernal, o lojista tem uma excelente oportunidade de fazer uma vitrine ousada.


A vitrine da Hugo Boss, é um bom exemplo disso: as placas de PS, recortadas eletronicamente, em formato especial e cor branca, criam profundidade. A luz fria dá mais ênfase à ambientação e aumenta o contraste com as roupas escuras, tendência para esta época do ano.



Dica 3 - Experimente a regra das três camadas

Usar a regra de três camadas é uma maneira simples, mas muito interessante, de atrair a atenção do consumidor.


Primeira camada da cenografia de vitrine

A primeira camada geralmente fica próxima ao vidro, o mais perto possível do público. 


Para esta primeira etapa da cenografia, o adesivo impresso e o adesivo de recorte são ótimas escolhas. Eles podem ser utilizados para fornecer informações como descontos especiais ou como elementos decorativos mais delicados.


Os adesivos destinados à primeira camada da vitrine devem ser posicionados como molduras, sendo suficientes em um ou, no máximo, dois cantos da área de exibição.


Segunda camada da cenografia de vitrine

A segunda camada de profundidade é o evento principal. São seus manequins em seus casacos e roupas de inverno bem acabados e expostos de forma organizada e atraente.


Recomendamos que os itens fiquem posicionados de forma que fiquem ao nível dos olhos do seu cliente médio (estatura). Essa organização é extremamente relevante para lojas de artigos infantis, por exemplo, que devem se preocupar tanto em atrair a atenção dos pais quanto das crianças.



Terceira camada da cenografia de vitrine

A terceira camada é o pano de fundo da vitrine e, dependendo do tipo de vitrine da sua loja, a terceira camada é uma visão direta da própria loja. Para estes modelos de vitrine, é fundamental garantir que a loja esteja sempre muito organizada para não prejudicar o entendimento da mensagem. 


Já os modelos de vitrines fechadas, as cores frias do inverno são ótimas opções, desde que combinadas de forma suave. 


Os materiais mais recomendados para compor o fundo são a loja, tecido impresso ou estruturas easy frame, que facilitam a atualização da comunicação e são bastante resistentes.. A Bárions Produções possui tecnologia de última geração, capaz de imprimir com qualidade fotográfica em ambos os substratos.



As melhores vitrines de inverno

O desenvolvimento e produção de ambientação e cenografia para vitrines não precisa ser complicado. Seguindo a regra das três camadas você é capaz de criar campanhas assertivas e de alto impacto.


Se você quer aprofundar-se um pouquinho mais sobre o assunto. Não sabe por onde começar? Dá uma olhada no nosso artigo Vitrinismo: a arte de projetar vitrines.


Para te ajudar no desafio de desenvolver uma vitrine perfeita para o inverno ou se inspirar para as próximas estações, confira algumas vitrines inspiradoras, das mais simples às mais elaboradas, com os mais variados orçamentos e materiais da cenografia e comunicação visual.


>> Confira outras vitrines temáticas aqui.


Este é um modelo de vitrine simples, porém visualmente bastante agradável e com grande destaque para os produtos. Os adesivos de recorte redondos simbolizam a neve e preenchem a primeira camada da vitrine.


Os manequins, na segunda camada, dão grande destaque para o produto e são os grandes responsáveis pela atração visual da vitrine. E, por ser um modelo de vitrine aberta, a terceira camada fica por conta da própria loja, o que combinou perfeitamente com as cores propostas para a ação.



Uma outra maneira de criar uma vitrine simples, porém com mais profundidade do que os adesivos são capazes de oferecer, o PS recortado eletronicamente é uma excelente opção:



Mas se o que você procura é uma vitrine altamente impactante, esta referência é perfeita. O logo da marca, em adesivo de recorte preto, compõe discretamente a primeira camada da cenografia da vitrine de inverno.


Apesar de o urso - item de composição da terceira camada, ter alto destaque, o manequim está vestido com roupas de cor escura e contrastantes com o branco do gelo, ficando evidente os produtos comercializados pela marca.


Esse é o tipo de ambientação impossível de não notar.



A nossa próxima referência causa impacto pela elegância. Apesar do excesso de elementos visuais, alguns produtos recebem destaque pelas suas cores fortes e contrastantes, transmitindo aconchego e relacionando a data, que além do inverno também faz referência ao natal. 


É possível observar uma primeira camada mais discreta, representada apenas pelas bolas de isopor, porém é um excelente exemplo de como displays e expositores em MDF criam alturas diferentes, mantendo os produtos na altura dos olhos dos consumidores.



Revisar sua vitrine com frequência, a partir de um cronograma bem estabelecido baseado em temáticas são os primeiros passos para o desenvolvimento de vitrines incríveis. Adotar a estratégia das três camadas possibilita criações diferenciadas e impactantes.


E, sempre que necessário, busque referências de marcas e lojas que você admira.