Trade Marketing - O que é e como ele pode te ajudar a vender mais e melhor | Bárions Produções

Fale com Nossos Especialistas


(11) 4371-0660


Trade Marketing - O que é e como ele pode te ajudar a vender mais e melhor


O conceito de trade marketing sofreu mutações ao longo dos anos e mesmo não sendo algo novo, ainda pairam algumas dúvidas acerca de seu significado e também utilização.


Estamos falando de uma prática muito difundida mundo afora e que, vem se consolidando continuamente no Brasil. Seu foco? Atender as necessidades dos parceiros da cadeia de distribuição. 


Neste artigo, abordaremos o tema trade marketing o que é e como ele pode te ajudar a vender mais e melhor.


Acompanhe a leitura.

O que é Trade Marketing?


Trade marketing é um conjunto de estratégias B2B que busca desenvolver e melhorar a relação com o ponto de venda criando uma experiência de compra memorável para os clientes.


Através dele é possível impulsionar as vendas, estabelecer conexão com o usuário e promover estratégias de conversão e fechamento, além de integrar indústrias, atacadistas/varejistas e consumidores, interligando as áreas de marketing, merchandising e comercial.


Quando o trade atua no PDV a loja passa a ter um aumento considerável nas vendas, afinal não é necessário muito esforço para identificar que os produtos mais vendidos em uma loja são, comumente, aqueles que estão em destaque. 


Porém, com o surgimento do termo "Shopper Marketing" na última década, temos visto muitas pessoas renomeando o trade marketing como shopper marketing e isto é uma má ideia!


Entenda a diferença do trade marketing e shopper marketing


Ações de trade servem para deixar o ambiente de compra mais atrativo, chamando a atenção de potenciais compradores.

Segundo pesquisa da SPC Brasil 4 a cada 10 brasileiros compram por impulso.  Por isso, é importante estabelecer uma boa estratégia de trade para seus produtos.

Números sobre o trade marketing no Brasil | Bárions Produções 

Benefícios do Trade Marketing

  1. Aumenta a presença da marca no PDV;

  2. Excelente para alavancar as vendas;

  3. Beneficia a experiência do consumidor;

  4. Favorece relações mais sólidas com os varejistas;

  5. Estabelece um melhor relacionamento com os clientes; 

  6. Contribui para o alcance de resultados.


É importante observar que o Trade Marketing vai bem além de um simples planejamento estratégico. Os pontos de vendas estão constantemente cheios de apelos promocionais, por isso a exposição do produto é tão importante, mas para isto acontecer é preciso escolher o item de comunicação visual que mais se adequá ao seu negócio. 


Saiba mais sobre o que é comunicação visual.


Expositor positivado pela Bárions Produções para a marca Everlest

Expositor positivado pela Bárions Produções para a marca Everlest 

Peças de Comunicação Visual para utilizar em ações de Trade 

 

 

 

 Ilha expositora positivada pela Bárions Produções para a marca Amend.

Ilha expositora positivada pela Bárions Produções para a marca Amend.

Dicas para realizar uma estratégia de Trade Marketing de sucesso:

  • Disponibilidade de produtos

É de vital importância estimar as  vendas, bem como verificar periodicamente o estoque para que não falte produto no estoque. 

  • Preço

Este é um fator importante principalmente quando se trata de atrair e converter novos clientes.

  • Promoções

Conforme estudo da Deloitte, 50% dos consumidores adquire bens se eles estiverem em promoção.

  • Branding no PDV

Em geral, os itens colocados no nível dos olhos são mais vistos pelos clientes, de modo que produtos de alta demanda com alto potencial de vendas normalmente são os mais indicados para ocupar esse lugar

  •  Transparência  

Aproximadamente 71% dos consumidores preferem comprar de marcas que acreditam corresponder com seus valores pessoais.



Resumindo, podemos dizer que o conceito de Trade Marketing vai ao encontro da necessidade de atender os desejos do varejo, aproximando a marca do consumidor, por meio dos canais de distribuição. 


É importante estabelecer relacionamentos positivos e duradouros com os membros da cadeia de suprimentos, pois sem esses relacionamentos é quase impossível competir com outras marcas.