Como montar um bom showroom em 5 passos
Showroom é a forma mais atrativa de posicionar sua marca e exibir seus produtos para que os clientes se encantem e comprem.
À primeira vista, montar um showroom pode até parecer uma tarefa relativamente simples. Você separa os produtos expõe em um local diferenciado e pronto, certo? Na verdade não. Um Showroom exige planejamento e muito empenho de todos os departamentos envolvidos para canalizar a atenção no sucesso do mesmo, e eu vou explicar porque.
O sucesso de um design de showroom pode ser medido por quão bem ele vende o produto exposto. Por isso, sempre busque mais do que espaços esteticamente agradável para os clientes - oferecer diferencial, trabalhar a sinalização interna e conhecer profundamente sobre o material exposto é uma excelente forma de impactar o cliente e pode influenciar diretamente na hora de fechar a venda, afinal os compradores podem até ver fotos de produtos em alta resolução em um site, mas não podem tocar, sentir e nem conhecer todos os benefícios dos artefatos ali exposto.
Também é no showroom que o representante fica por dentro de todas as opções de peças que estão sendo lançadas, e qual melhor se adapta a sua realidade e seu tipo de cliente. A proposta é ampliar sensações e gerar experiência a partir de ambientação e cenografia dentro do showroom.
Os showrooms também conseguem influenciar com muito mais facilidade o consumidor do que uma venda feita com o auxílio de inteligência artificial, em uma instalação pop-up.
>>Saiba mais sobre loja pop up
Neste artigo vamos abordar os 5 passos para montar um bom showroom de forma fácil e os cuidados que precisam ser tomados para que transtornos não aconteçam.
Planejando o Showroom
Pensando no Layout
Vários segmentos do mercado montam showroom para lançamento, principalmente a indústria automobilística, o setor varejista, o de móveis e decoração e o multimarcas, sendo assim é preciso se debruçar com todo empenho para criar o layout que mais se adeque ao seu segmento.
É necessário pensar num todo e definir a disposição dos mobiliários, considerando todos os elementos decorativos, Tenha certeza que não há nada destoante, que tudo está em perfeita harmonia e conversando bem entre si.
Todo showroom que se preze tem uma área nobre feita exclusivamente para exibir a linha de produto que mereça ser destacada, seja pelo design, qualidade do material ou até por se tratar de uma peça única, portanto a escolha deste local deve ser feita de forma estratégica, lembrando que ele será o centro das atenções.
Informação a um passo de distância
O showroom deve ser um espaço de referência da empresa, onde a pessoa interessada nos itens expostos consiga encontrar com facilidade todas as informações atualizadas e materiais de apoio de venda em um único lugar sem ter que buscar alguém para perguntar sobre determinado produto.
É imprescindível investir na sinalização possibilitando a interação do cliente com imagens e informações dos produtos. O material de comunicação pode ser aplicado diretamente sobre a peça, bem como compor o espaço de forma harmônica e atrativa.
Circulação de pessoas
Por mais que o mobiliário seja o destaque do ambiente, não se esqueça de considerar a mobilidade dos visitantes. Eles precisam se deslocar com facilidade e ter acesso a todos os espaços. Por mais que pareça simples, muitos showrooms ainda pecam nesse aspecto.
Sala de negociação
Na hora de negociar o cliente deve ser direcionado a um local reservado, confortável, apropriado para a negociação, com mesa, cadeira, papéis, canetas, calculadora e, principalmente sem intervenções externas como sons ou qualquer ruído que tire a atenção do foco do negócio. Cliente em ambientes reservados tendem a fechar negócio mais facilmente.
Agora que você já se familiarizou com todos esses elementos, certamente está pronto para começar a projetar um ótimo showroom e atrair a atenção dos clientes!
Nota importante - Representantes e Varejistas geralmente dispõe de um tempo limitado para visitar e fazer suas escolhas, desta forma os showrooms devem ser práticos e eficientes. Tem mais! Seus olhos são treinados para detectar o que há de novo, portanto só monte um showroom se realmente tiver algo novo a oferecer, pouca ou nenhuma mudança fará com que você corra o risco de perder a atenção e, mais importante, cair no descrédito.
Para evitar alguns erros, listamos abaixo algumas práticas bem comuns que contribuem na hora de planejar e montar o showroom.
Confira!
Detalhes que Fazem a diferença
Nunca monte um showroom parecido ao já montado anteriormente [erro grave]
O mobiliário exposto deve ser diferenciado para exaltar e destacar os demais produtos
A paleta de cores deve ser incorporada aos seus produtos - clientes são ávidos por novidades - não repita cartela
Deixe claro toda variedade de produtos, tamanhos, cores e materiais que serão trabalhados
Não deixe nada para última hora, as chances de dar errado aumentam exponencialmente.
O intuito é fazer as pessoas sentirem como seus produtos são incríveis. Então, na hora de irem embora, terem a certeza que precisam daquela peça. Tenha em mente que neste espaço você não vende somente produtos, mas know how, e é neste momento que mostrar todas as tendências e possibilidades do seu negócio é imprescindível.
>> Conheça mais sobre benefícios e tendências do Showroom
Vamos ao 5 passos
1º Forneça um ambiente bem sinalizado
Ao adentrar o showroom o cliente deve ser direcionado de forma quase que sensorial pelo ambiente, percorrendo todo o espaço sem que tenha que parar para questionar sobre determinado móvel, tema ou objeto. Sabendo disso, o primeiro passo a ser tomado é estabelecer qual é o tipo de comunicação visual mais apropriada para ser utilizada.
Neste universo as possibilidades são infinitas, por isso é muito importante que esta escolha seja feita de forma criteriosa. Utilize os espaços para divulgar informações sobre o produto, forma de pagamento, cartela de core e mais. Os adesivos recortados são ótimos aliados da escrita - se bem utilizados transmitem a mensagem de forma eficiente e muito elegante.
Para este showroom abaixo, a Bárions Produções desenvolveu peças que destacasse os produtos, enquanto os designers de interiores selecionaram arranjos e peças de decoração extremamente compatíveis.
Showroom produzido e positivado pela Bárions Produções para a Etna
2º Propicie experiências de compra personalizada
Cada pessoa é única! Por isso personalizar a experiência do comprador é uma das principais ferramentas para manter o sucesso de qualquer negócio atualmente. Você pode conseguir isso em seu showroom de forma muito simples. Para isso, monte um banco de dados dos principais clientes e os convide de forma personalizada com agendamento de dias e horários - assim poderá oferecer total atenção e, por fim e não menos importante crie uma atmosfera agradável onde os clientes se sintam à vontade para absorver tudo o que foi visto e obtenham informações de forma privilegiada com base em seu histórico de compra.
3º Concentre-se nos sentidos
Apesar do nome, um showroom, não deve apenas mostrar seus produtos aos clientes, mas também proporcionar a eles uma experiência sensorial abrangente. Vou explicar. Se você vende roupas de cama - monte um ambiente dando a chance do cliente pegar e sentir o toque do tecido na pele. Lembre-se, as pessoas podem ver imagens detalhadas de alta resolução pelo computador, mas não podem sentir, portanto quando eles vão até um showroom é para experimentar e conhecer os produtos. Utilize aromas que remetam aos seu produtos pois quando estimulado por um fator externo, o cérebro desencadeia uma reação neurológica, associando tal cheiro a fatos importantes da nossa vida, basta sentir novamente aquele cheiro para que a o momento vivido no showroom retorne a memória com riqueza de detalhes
4º Capriche no Paisagismo
Não há nada mais eficiente para criar a sensação de conforto e bem estar do que luzes e plantas. Por isso, certifique-se que no projeto do showroom foi contemplado um espaço bem
arejado e iluminado, por fim não esqueça de garantir espaço para algumas plantas ou até mesmo um jardim ornamental, pois elas sempre dão um toque a mais ao ambiente!
5º Não esqueça do café
O objetivo de oferecer um café no showroom é motivar os clientes a se perderem, a relaxarem e dedicarem seu tempo conhecendo seu mostruário e catálogos. O principal benefício desse método específico é que, ao tomar um café, as pessoas não se sintam pressionadas a se concentrar em fazer isso. Em vez disso, eles vão relaxar enquanto absorvem informações sobre sua marca e tudo o que foi visto em seu subconsciente. Portanto, eles passarão a associar seu nome a conforto e bem estar.
Showroom Produzido e positivado pela Bárions Produções para a marca Hurley
A esta altura, você deve saber exatamente por que os varejistas precisam de um showroom para se manterem competitivos nos dias de hoje.
Como já deve ter percebido as possibilidades são infinitas, portanto, você deve encontrar dentro do seu segmento a melhor e mais eficaz maneira de montar um showroom bacana, promovendo sua marca e estabelecendo uma estratégia de experiências de alto nível ao cliente, propagando solidez e credibilidade.
A Bárions Produções conta com uma equipe de projetista, design, laboratório digital, além de um parque gráfico de mais de 3.000m² com equipamentos e infraestrutura de ponta produzindo projetos customizados para os principais players do mercado.
Se está pensando em montar um showroom e precisa de ajuda liga pra gente 4371-0660.