O que é uma loja pop-up? | Bárions Produções

Fale com Nossos Especialistas


(11) 4371-0660


O que é uma loja pop-up?

Loja pop-up, loja temporária ou até varejo temporário, são denominações utilizadas para representar a mesma coisa: modelos que estão dominando o mundo do varejo físico e contribuindo no processo de reestruturação das lojas tradicionais.


As lojas que surgem


Na tradução literal, uma loja pop-up é uma loja que surge, assim como as propagandas na tela do computador. Esse modelo de loja foi introduzida já na década de 1990 em grandes cidades urbanas como Londres, Los Angeles, Paris e Nova York, como espaços temporários para a venda de todos os tipos de mercadorias.


Da arte à moda, passando por gadgets de tecnologia e comida, as pop-ups são empolgantes porque criam lojas de curto prazo que são tão criativas quanto envolventes. E, elas vêm em todas as formas e tamanhos.


Hoje podemos considerar desde um Banner roll up, passando por um balcão de atendimento até um quiosque ou uma cenografia de curadoria dentro da loja, tudo isso é POP-UP.


Fixadas em áreas de grande tráfego de pedestres, ficam expostas por um período máximo de 3 meses, com o objetivo de lançar um novo produto, gerar conhecimento de marca e movimentar estoques.


As vantagens das lojas temporárias


  1. Aumenta a conexão entre marca e consumidor, construindo relacionamentos mais fortes.

  2. Cerca de 92,1% de todas as compras ainda são concluídas offline e as lojas pop-ups são excelentes oportunidades de aproveitar este canal de vendas.

  3. A novidade de uma loja pop-up sempre atrai a atenção do consumidor - e até da mídia, aumentando a notoriedade da marca ou ação.

  4. Abrir uma loja pop-up pode ser até 80% mais barato do que manter uma loja física no varejo, de acordo com pesquisa desenvolvida pela The Store Front. 

  5. Excelente ferramenta para testar novos mercados e lançar novos produtos


Quem pode abrir uma loja pop-up?


Em uma só palavra: TODOS!  Esse modelo foi testado - e aprovado por marcas de grande nome como a FILA e Danone, empresas de tecnologia como Amazon e Google, assim como artistas locais, marcas regionais de moda, pequenos empreendedores de comidas artesanais e vários outros modelos de negócios.


Quiosques conceito, mesas de experiências, estações de atendimento e tantas outras formas ajudaram estas e outras empresa a pulverizar marcas e produtos.


Se faltam inspirações, veja o que essas marcas são capazes de fazer com alguns expositores móveis e um espaço vazio:


Classic Football Shirts


Que futebol é uma paixão mundial, a gente já sabe. Mas como transformar a paixão pelo futebol em um negócio lucrativo é o que faz os dois alunos da Universidade de Manchester, fundadores da Classic Football Shirts.


Como o próprio nome sugere, a CFS é uma loja online, focada em camisetas clássicas de times de futebol, nacionais e internacionais, além de outros itens.


Para aproveitar a empolgação de um final de campeonato, a CFS abriu uma loja pop-up perto do estádio, mantendo o espaço simples, porém com elementos tão empolgantes quanto assistir a um jogo de futebol.


Além da experiência de conhecer a marca e atrair mais usuários para o site, eles identificaram que os clientes aproveitaram o momento para conhecer outras camisetas, de seus e outros times, aumentando o ticket médio de compra (tanto online quanto offline).


Paredes brancas, adesivos decorativos e um balcão móvel, de encaixe, transformam o espaço vazio em uma recepção convidativa | Bárions Produções

Paredes brancas, adesivos decorativos e um balcão móvel, de encaixe, transformam o espaço vazio em uma recepção convidativa

Adesivos de parede e araras de roupas são os elementos básicos da decoração da CFS | Bárions Produções

Adesivos de parede e araras de roupas são os elementos básicos da decoração da CFS


Os displays e expositores preenchem os espaços vazios com elegância | Bárions Produções

Os displays e expositores preenchem os espaços vazios com elegância



A experiência, que deveria durar apenas uma semana foi um sucesso tão fenomenal que a empresa abriu várias outras popups em Londres, Dublin e Manchester, em escalas cada vez maiores. 


A vitrine desempenhou um papel fundamental em ajudar a CFS ao buscar e garantir vários locais pop-up de longo e curto prazo, que têm sido uma forma ideal para a marca testar e experimentar novos locais e mercados. 


>> Descubra como montar a vitrine perfeita.


Veja que, nesta loja o arquiteto explora displays em MDF, paredes adesivadas, araras de metal para camisetas e personalização rápida e fácil.


Freddie’s Flowers


A Freddie’s Flowers é uma floricultura online, aos moldes das que conhecemos, porém com uma diferença: a marca optou por investir em lojas pop-up ao invés dos populares quiosques que vemos aqui no Brasil.


E essa á um boa ideia para negócios pequenos, em expansão ou para marcas que não tem a mesma disponibilidade ou necessidade de espaço como a CFS. 


No último ano, a Freddie’s Flowers abriu 8 lojas, em espaços diferentes, mas assertivos e essenciais para alavancar as vendas nas principais datas comemorativas do ano.


A bicicleta é um símbolo da marca e está presente em todas as lojas. | Bárions Produções

A bicicleta é um símbolo da marca e está presente em todas as lojas. 


Expositores simples que ajudam a decorar a pop up da loja | Bárions Produções

Shoppings, rodovias e conjuntos comerciais são espaços perfeitos expor e vender flores. A bicicleta, sempre presente, ganha ainda mais destaque com expositores e elementos decorativos simples, rústicos e amadeirados.


Um simples caixote vira um display expositor de madeira e assim tudo se promove.

Fendi

A marca italiana de bolsas Fendi inaugurou sua primeira pop-up no Brasil em 2018, em um shopping em Ribeirão Preto, mantendo-a em funcionamento por apenas 2 dias.


De acordo com Manoela Whitaker, gerente de marketing do centro de compras, está é uma tendência de mercado que tem como objetivo aproximar grandes marcas e grifes dos consumidores. "Levando aos clientes os melhores produtos e novidades que estão presentes nos grandes centros nacionais e internacionais", além de despertar o senso de urgência nos clientes.


Loja pop-up de shopping para roupas e bolsas | Bárions Produções


Para isso, a marca escolheu o espaço à dedo. Um local de passagem, porém muito aconchegante e propício para uma pausa. Uma cenografia simples, com alguns manequins e uma poltrona para quem quiser parar e sentar. E, claro, aproveitar para ver as bolsas da Fendi.


A ação pode parecer simples, mas foi bastante inusitada e gerou bastante comentário, além de mais engajamento com a marca e aumento nas conversões de vendas.


A simplicidade não impede que tenhamos mais gets como totens em MDF, banner roll up, 

Placas PS, displays expositores e displays em acrílicos para loja.


A flexibilidade das lojas pop-up

Este modelo de loja tem ganhado adeptos por ser bastante flexível. É possível fazer parceria com varejistas, galerias, alugar estandes em eventos ou até lojas vazias por um curto espaço de tempo. Nestes espaços é possível focar em um único produto ou em uma variedade deles.


Por serem de pequena escala, os pop-ups oferecem uma oportunidade para os proprietários de negócios serem criativos e usarem técnicas inovadoras de merchandising para atrair clientes. Pop-ups de sucesso combinam uma boa localização e um conceito de varejo para criar uma experiência que os clientes irão se lembrar.


Parcerias de sucesso

Lojas pop-ups podem ser simples, mas exigem um bom estudo de mercado e, principalmente organização para montar e decorar os espaços. As peças, displays e expositores precisam ser móveis para facilitar o monte e desmonte e, principalmente, de qualidade para resistir às diversas exposições e manuseio.


Por isso, um projeto assertivo é fundamental.


A Bárions Produções possui equipe própria de desenvolvimento em 3D, assim como um parque fabril completo, capaz de produzir uma simples arara até uma cenografia itinerante completa.


Além disso, é uma empresa referência no mercado, com tecnologia de ponta e matérias-primas da melhor qualidade, permitindo acabamentos impecáveis e durabilidade das peças.


Precisa de uma equipe de apoio para positivar e desocupar os espaços? A Bárions Produções possui equipes próprias e homologadas nas principais capitais do país, para apoio imediato.