Showroom: benefícios e tendências para o varejo | Bárions Produções

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Showroom: benefícios e tendências para o varejo


Showroom é uma área estrategicamente organizada para exibir produtos com grandes benefícios para as vendas.


A diferença entre showroom e loja?

A diferença entre os dois espaços é bastante simples: a loja, seja ela física ou online, é o estabelecimento que vende bens ou serviços ao público. Já o showroom é um espaço destinado aos mostruários, ou seja, apenas para a exibição e teste dos itens.


>> Confira alguns showroons produzidos pela Bárions Produções


O showroom de uma loja de móveis ou carros, por exemplo, exibe ao consumidor final os modelos, para experimentação ou teste. Ao efetuar a compra, o cliente receberá um produto novo, sob as mesmas condições.


Porém, há segmentos - como o têxtil, onde o showroom é dedicado a apresentar as novidades da marca. A Bárions Produções produziu para a Nike um espaço exclusivo para representantes e lojistas. Neste espaço são expostos os lançamentos e geridos apresentações e treinamentos para destacar os diferenciais da coleção.


É aqui que o representante conhece todas as opções e fica à vontade para escolher o que melhor se adapta a sua realidade e clientes finais. E, assim como em uma loja de móveis, o lojista não sai do showroom com as peças adquiridas. 


Showroom para loja de roupa | Bárions Produções


Showroom: experiência em larga escala

O ato de comprar nem sempre está relacionado a um produto ou a necessidade dele. Não é raro consumidores entrarem nas lojas, atraídos por vitrines incríveis e serem envolvidos por uma experiência. A proposta do showroom é ampliar sensações a partir de ambientação e cenografias especiais, dando ao consumidor a ideia de uso real do produto.


Portanto, essa experiência não apenas tem o potencial de aumentar o tráfego de pedestres, mas também de aumentar as vendas, já que o consumidor tem a oportunidade de ver e sentir o produto como ele realmente é, tornando-se mais confiante com relação a compra.


E é neste momento, que os profissionais aproveitam a oportunidade para apresentar itens complementares, incentivando a compra por impulso.


Para o showroom da Etna, a Bárions Produções desenvolveu peças que destacam os produtos lançamento enquanto os designers de interiores selecionaram arranjos e peças de decoração extremamente compatíveis. O consumidor, conseguindo perceber o móvel em sua casa, passa a ter o desejo também pelas peças decorativas. 


Showroom para loja de móveis | Bárions Produções


Empoderamento do Consumidor

Sim, o showroom também é capaz de empoderar o consumidor! Isso porque permite que ele verifique a qualidade dos produtos, sem filtros, tratamentos de imagens e embalagens. 


No showroom da Avon são as revendedoras quem ganham o poder. Lá, elas podem conhecer e testar todos os produtos do catálogo , antes de recomendar a suas clientes. E, se necessário, encomendar aqueles que mais agradam seu público, garantindo entrega rápida. Desta forma, elas ganham mais propriedade e argumentos para vender o real valor dos produtos da linha.


Showroom para cosméticos | Bárions Produções


A possibilidade de ver, tocar e testar produtos, há menos espaços para decepções e surpresas, diminuindo o número de devoluções, reclamações e custos operacionais. 


Eventos, promoções e lançamentos

Se você tem um showroom, promova-o! Organize eventos ocasionais, que podem ser ações sociais, festas para celebrar os principais clientes e parceiros e workshops para o lançamento de uma nova coleção, por exemplo.


Sempre que possível, inclua algum benefício para que repórteres e jornalistas compareceram, impulsionando a divulgação da marca, produtos e espaço.


As tendências para o showroom

A tecnologia também está influenciando a forma como os consumidores utilizam as facilidades de um showroom. Não é difícil de notar dois perfis bem salientes de públicos: 


O primeiro deles é aquele consumidor que vai até o showroom ou loja, testa e compara produtos, mas recorre a internet para comparar preços, prazos de entrega e, por fim, finalizar a compra.


Há porém, o público que faz o inverso, utilizando de informações e críticas online como uma referência para compras offline mais assertivas.


Por isso, os varejistas estão adaptando seus espaços de exibição de produtos para lidar com ambos os públicos. Para obter ainda mais tráfego, a compra online com retirada gratuita na loja passou a ser uma estratégia importante, descontos por visitas e até troca de produtos antigos por novos - ganhou espaço para artigos eletrônicos.


Há uma loja H&M em Miami Beach, Flórida, por exemplo, que tem um DJ ao vivo tocando para o público. Diferentes iniciativas como essa têm o poder de manter as pessoas comprando na loja.


As lojas de varejo continuam a se reinventar para sobreviver, e os comportamentos dos consumidores tornam isso um desafio, mas fornecem a eles as informações necessárias para realizar isso ao mesmo tempo.


Sua marca tem um showroom? Como este espaço é trabalhado?

Quais estratégias estão sendo utilizadas e revisadas para atender às novas expectativas do consumidor?