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A Importância da Comunicação Interna nas Organizações


A ascensão das mídias sociais tornou a comunicação uma espécie de obsessão global. O que talvez não seja tão aparente é o crescimento da comunicação interna - a disciplina segundo a qual empregadores, funcionários e colegas compartilham informações e conversam entre si. 


“Envolver os funcionários através da comunicação interna significa criar uma equipe mais esclarecida, educada e inspirada”.


Mas você já notou que muitas empresas desenvolvem suas estratégias de comunicação interna por acaso? E que, muitas outras, nem sequer possuem uma? 


Confira neste artigo a importância de transformar a comunicação interna em uma função estratégica e como a, AVON, TOTVS, e outras grandes marcas a utilizam no dia a dia, aumentando a integração entre os colaboradores.

 

A importância da comunicação interna nas organizações | Bárions Produções

Adesivo Impresso em sistema digital de alta resolução para ambientação de escritório

O que é Comunicação Interna

A comunicação interna trata da promoção de informações eficazes entre os colaboradores e a organização, ou seja, envolve produzir e veicular mensagens e campanhas, além de facilitar o diálogo com os funcionários. 


E, isso pode ser feito de várias formas, desde anunciar uma nova política, divulgar as missões e valores, sinalizar sobre cuidados e prevenção de doenças ou até mesmo transmitir uma frase motivacional que envolva toda a organização.


Geralmente a comunicação visual interna é de responsabilidade dos departamentos de Recursos Humanos, marketing ou Relações Públicas.

Porque você deve investir em Comunicação Interna?

  1. Ajuda a disseminar a cultura da empresa;
  2. Difundi a missão, valores e boas práticas;
  3. Mantém os colaboradores informados;
  4. Proporciona outra dimensão para o local de trabalho;
  5. Mostra uma visão mais holística da organização
  6. Mantém um fluxo de informação padronizado;
  7. Favorece o clima organizacional.


Existem muitas razões pelas quais você deve investir em uma boa comunicação interna, uma delas é que ela é essencial para envolver os funcionários e manter todos focados no que é importante.


Agora, se seu negócio está apenas começando a pensar sobre a importância da comunicação interna ou quer aperfeiçoar estas estratégias para deixar seu escritório divertido, porém profissional  o primeiro passo é entender como você deve compartilhar sua missão, visão e valores, e como isto irá ajudar a alcançar seus objetivos. 


Estratégias que contribuem para uma boa comunicação interna.

1. Melhor Compreensão dos Valores Corporativos

 

Entender quais são os valores da empresa faz com que seus colaboradores trabalhem de acordo com eles. Eles passam a entender a sua importância dentro de cada processo e como suas funções impactam no resultado geral da organização, bem como passam a se sentirem importantes e valorizados, o que resulta em um efeito positivo de seus desempenhos.


Adesivo para Comunicação Interna | Bárions Produções

Campanha da Editora Globo para reforço da missão da empresa, em adesivo impresso

 

2. Aumento da Produtividade

 

Funcionários valorizados e reconhecidos pelos seus esforços entendem o significado e objetivos do seu trabalho. Com isso, sentem-se mais motivados e, em consequência, a produtividade aumenta. Colaboradores que se identificam com a linha de trabalho e valores da sua empresa, serão muito mais comprometidos.

 

Adesivo Impresso para parede | Bárions Produções

Painel com adesivo impresso em sistema digital com tecnologia UV.

3. Feedback Valioso

 

O melhor líder é aquele que faz com que a comunicação flua de cima para baixo e, também, de baixo para cima. Neste processo, o feedback que os funcionários dão aos supervisores e gerentes contribuem para o alinhamento das expectativas e ajustes das necessidades de ambas as partes.


Níveis elevados de engajamento melhoram a moral, aumentam a produtividade e levam a um ambiente de trabalho melhor.


4. Manter a conexão com seus Funcionários

 

A fim de garantir um elevado nível de motivação, desempenho e empenhos dos colaboradores a equipe de gestão deve se comunicar continuamente conquistando a confiança da equipe de forma credível.


Para reforçar seus valores e manter sempre uma boa comunicação, a TOTVS reinventou sua ambientação e comunicação interna em seus diversos escritórios espalhados pelo Brasil.


Adesivo para comunicação Interna | Bárions

Ambientação das unidades TOTVUS para aumentar a conexão dos colaboradores com a empresa, 

em adesivo impresso em sistema digital de alta resolução.

 

5. Comunicação Aberta

 

A comunicação não é um evento isolado e são necessários esforços contínuos para sempre trazer os funcionários de volta a bordo, de acordo com o interesse da empresa. A comunicação não precisa ser perfeita e representar executivos como heróis. 


É importante que os funcionários não sejam tratados como crianças ou como espectadores em uma peça. A comunicação atual, aberta e autêntica é imbatível para reunir funcionários por trás de sua liderança e por trás da empresa. 


Qualquer organização que é continuamente bem-sucedida em fazê-lo dificilmente pode ser superada, mesmo em um ambiente competitivo.


Wobbler impresso para comunicação interna | Bárions Produções

Wobbler com impressa direta no PS 

No que consiste uma boa comunicação interna?


  • Comunicação aberta e objetiva

  • Uma linguagem clara, sem jargões e sucinta

  • Comunicação consistente e regular

  • Diálogo nos dois sentidos

  • Entender o público e o que lhes agrada

  • Usar bons comunicadores verbais, não-verbais e escritos

  • Criar identidade de comunicação que as pessoas reconhecem e usam

  • Um meio acessível


Explore os Canais de Comunicação 


A maior dificuldade enfrentada por profissionais responsáveis pela comunicação interna é a escolha do local e material de comunicação visual mais apropriados para a troca de informações.


Jornais e revistas impressas, ferramentas digitais e outros devem ser pensadas e repensadas a cada nova estratégia.


Adesivos personalizados possuem alto impacto visual, trazendo mais personalidade e realçando o ambiente.


Organizações que entendem os benefícios de uma boa comunicação, priorizam e constantemente se esforçam para alcançar melhores resultados estão em números cada vez menores. Porém, ganham confiança e credibilidade. 


Essas companhias permitem que seus funcionários fiquem informados, desenvolvam e aprimorem seu trabalho cada vez mais e melhor. O resultado são os maiores níveis de desempenho.


 Sobre a Bárions

Atuando no mercado há mais de 10 anos e com um parque  industrial de mais de 3.000 m² a Bárions Produções entende que cada empresa, marca ou organização possuem necessidades específicas, portanto, atua de forma 360º, desenvolvendo projetos e produzindo peças exclusivas feitas sob medidas.


A Bárions é a primeira empresa 100% one-stop-shop do Brasil e conta com recursos incríveis como verniz, reserva, textura, além de equipamentos que imprime diretamente em PS, acrílico, azulejo, MDF, PVC entre outros. 


Aí estão algumas razões pelas quais comunicações internas eficazes são a chave para uma organização saudável e engajada. Se sua estratégia de comunicação atual não está sendo usada dessa forma vale a pena dar uma revisada e considerar utilizá-la em prol da sua organização.


De que maneira você vê uma forte comunicação interna valendo a pena em sua organização?