Natal 2020 - Tudo o que você precisa saber para preparar sua loja | Bárions Produções

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Natal 2020 - Tudo o que você precisa saber para preparar sua loja

Com a contagem regressiva para o Natal, muitos se perguntam como serão as festas de final de ano, dada a situação atual.


Uma das poucas coisas que podemos dizer com certeza é que o dia de Natal cairá em 25 de dezembro, fora isso, todo o resto está incerto e vai depender se as taxas de infecção por Covid-19 vai crescer e como os estabelecimentos e consumidores irão se comportar no período mais festivo do ano.


Dado as tais circunstâncias a pergunta que paira no ar é como os varejistas vão conseguir cumprir todas as regras de higienização estabelecida pelos órgãos regulamentadores, e ainda oferecer aos clientes o famoso “diferencial de compras” àquele estímulo para aumentar o ticket médio - a resposta é simples - eles devem se apoiar na comunicação visual interna para evitar contatos excessivos ou desnecessários, e isso não acontecerá apenas para agilizar a compra ou para dar comodidade ao cliente, mas para garantir a segurança. Afinal, todo cuidado é pouco!


Este ano certamente será totalmente diferente dos anos anteriores, a começar pelas celebrações mais intimistas, uma vez que os grandes eventos em espaços públicos foram cancelados, passando pelas compras antes atravessando as madrugadas e hoje com horários restritos, até as compras da ceia que, neste ano não devem ter tantas opções, uma vez que o orçamento dos brasileiros está mais reduzido e, apesar da temporada imprevisível, nada será capaz de tirar o brilho e a magia do natal dos brasileiros.


O primeiro passo para aproveitar ao máximo as vantagens das festas de final de ano sem que nada e ninguém estrague esse momento, é elaborar um bom planejamento contemplando cada detalhe, garantindo assim o sucesso do seu negócio, aproveitando ao máximo as vantagens desse período.


Embora as adaptações e o novo estilo de vida tenha impactado o mercado de diversas maneiras, os lojistas precisam se ajustar e entender como devem se adaptar para receber o crescente aumento do público ávido por realizar suas compras.


Neste artigo, abordaremos o tema com intuito de contribuir com dicas que, se seguidas podem colaborar com os lojistas na conquista de um resultado positivo para seu negócio.


Boa leitura.




Árvore de Natal com Máscara de Proteção COVID-19 | Bárions



A pandemia da COVID-19 transformou a forma como as pessoas se relacionam e a maneira como estão consumindo produtos e serviços.


 Se antes do isolamento as empresas já deveriam estar orientadas pelo comportamento de seus colaboradores e consumidores, colocando-os no centro de sua estratégia, agora é uma questão de sobrevivência, mas para isso é preciso sair do discurso e realmente se tornar realidade, colocando efetivamente em prática.


Passado o susto e a fase de adaptação, vem a transformação, que está levando as pessoas a reconstruírem a jornada de consumo, em todos os segmentos estabelecendo o que vale a pena permanecer, expandir ou mudar. 


Os varejistas que absorverem as informações e quiserem capitalizar neste fim de ano devem se preparar agora para reagir às mudanças de comportamento de compra, garantindo a qualidade, preço e segurança de seus clientes. A mudança já começou!

Comportamento do Consumidor 

Estudo realizado pela empresa Rakuten Advertising e divulgado pelo site exame 87% das pessoas devem ir às compras no Natal, movimentando R$ 34,3 bilhões em vendas. Acredite, essa é uma das melhores notícias do ano para o setor varejistas que vê no Natal a chance de se estabilizar depois de um ano tão instável.


70% dos consumidores em todo o mundo não preveem uma diminuição nos gastos durante as compras de fim de ano, porém disseram que vão priorizar os estabelecimentos que demonstrarem empatia com clientes, respeitando as normas de regulamentação, por isso, realizar uma sinalização interna para prevenção da COVID-19

nunca foi tão importante!




Mulher vestida de Mamãe Noel com máscara de proteção COVID-19 | Bárions

Mas, e os Varejistas?

Apenas 39% deles estão preparando suas lojas para as vendas de Natal, de acordo com uma pesquisa do PayPal. Uma em cada cinco empresas afirma que seu futuro depende dos resultados das vendas do fim de ano, mas por incrível que pareça, mais da metade (57%) dos varejistas não tinha começado os preparativos no momento em que a pesquisa foi realizada. 


É quase inacreditável, pensar que com a proximidade iminente do Natal ainda tenha lojistas que ainda não se preparou.


Como ouvimos quase que diariamente, estamos vivendo em tempos sem precedentes na iminência de uma segunda onda da pandemia  sem ter a menor ideia do que mais pode dar errado, por isso sair na frente nunca foi tão necessário. 


Planejar com antecedência, assim como ter um plano de contingência, é a melhor forma de combater a incerteza que a pandemia nos trouxe. Ao fazer isso, será possível aproveitar a temporada de fim de ano, com restrições ou não, portanto, estabelecer um plano de ação e uma meta clara o mais cedo possível fará com que frutos positivos possam ser recolhidos, mesmo se o inesperado acontecer.


Sem falar que um planejamento de marketing antecipado é fundamental para estabelecer e garantir que as prateleiras estejam arrumadas, o estoque abastecido, equipe de vendas treinadas, material de comunicação visual escolhido e que o produto certo dentro de cada segmento seja exposto de forma assertiva.


E, não é porque você deve preparar sua loja para receber as clientes que ela precisa estar menos festiva. Com a utilização de alguns elementos do visual merchandising como adesivo de vitrine, banners, display de balcão, display de mesa é possível transmitir a informação sobre a COVID-19 e de quebra decorar o ambiente, tornando a experiência de compra muito mais agradável. 


Como na maioria dos anos, os varejistas também podem decorar suas lojas com as tradicionais árvores, guirlandas e festões e ainda customizar o uniforme dos colaboradores inclusive personalizando as máscaras de proteção com tema alusivo à data, criando um ambiente ainda mais festivo.


Mas, para tirar o máximo proveito do novo normal neste período de Natal, a preparação da sua loja deve estar voltada para a comunicação e segurança dos seus funcionários e colaboradores, afinal este é um dos critérios mais citados pelos consumidores quando perguntados como irão eleger sua loja no momento das compras. Eles estão de fato preocupados tanto com seu bem estar, quanto com o do próximo.

10 Dicas para proteger sua equipe e clientes 

  1. Funcionários e clientes devem usar máscaras

  2. Disponibilize álcool em gel 70% em vários locais e estimule a utilização

  3. Mantenha um display informativo sobre o balcão de atendimento

  4. Higienize os balcões, bancadas, esteiras, caixas registradoras, calculadoras, máquinas de cartão e outros objetos de uso comum

  5. Utilize adesivo de piso sinalizando sempre uma distância de no mínimo 1,5 metro em fila de balcão e caixa

  6. Comunique as medidas de prevenção como cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir através de banner roll up distribuídos pela loja.

  7. Instale barreira de proteção, quando existir a necessidade de atendimento ao público

  8. Na entrada da loja cole um adesivo na vitrine, informando o número de pessoas que podem adentrar - o mesmo deve ser proporcional ao número de atendentes

  9. Os ambientes devem ser bem ventilados e sem aglomeração de pessoas

  10. Estimule que os funcionários façam um auto monitoramento de sua condição de saúde e que informem prontamente qualquer sintoma a fim de evitar a propagação da COVID-19


E lembre-se, o papai noel antes acomodado em seu trono dentro de grandes centros de compras, lojas de departamento e mercados, por pertencerem ao grupo de risco, este ano devem ser evitado a não ser que também estejam isolados por uma barreira de proteção, com, luvas, máscaras e sem nenhum contato físico com os pais e crianças. 



Papel Noel usando máscara de proteção COVID-19 | Bárions



Em uma data como o Natal, especialmente num ano como o que estamos vivendo, vale a pena se empenhar, se dedicando ao máximo para colocar as estratégias em práticas, lembrando que nos próximos meses, entre novembro e dezembro, a maioria dos trabalhadores recebem o 13º salário e esse é o gatilho que o varejo precisa para alavancar suas vendas.


A empatia será fundamental e decisória no momento de decidir em qual loja o consumidor irá fazer suas compras, desta forma, mostrar-se preocupado nunca foi tão importante, então se apegue aos detalhes, capriche no visual da loja, decore sua vitrine, aplique descontos, ofereça vantagens de pagamentos, seja gentil, essa é a chance que você esperou o ano inteiro e o fôlego que vai precisar para iniciar 2021 no azul e com planos de crescimento. Não desperdice!


E não é porque estamos cheio de restrições e incertezas que o natal não terá seu brilho peculiar, somos brasileiros e temos a capacidade de nos reinventar a cada nova dificuldade que nos é imposta, reaprendendo e nos adaptando quantas vezes forem necessárias e, ainda que separados desejamos a todos os amigos, leitores e clientes um FELIZ NATAL!!!

Sobre a Bárions

A Bárions Produções possui um parque gráfico com mais de 3.000m² que abriga as máquinas de impressão e recortes mais moderna do mercado de sign e retail.


Como a comunicação visual está 100% inserida em nosso DNA, temos a expertise de desenvolver peças inusitadas com o menor prazo do mercado e com a qualidade que seu produto merece. 


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