8 Ideias de Ações Promocionais para Alavancar as Vendas do Dia dos Pais | Bárions

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8 Ideias de Ações Promocionais para Alavancar as Vendas do Dia dos Pais


O Dia dos Pais está a apenas algumas semanas e, embora esse feriado não seja tão grande quanto ao dedicado às mães, é considerada a quarta melhor data para o varejo nacional. De acordo com pesquisa divulgada pelo Serasa Experian, o faturamento da data já pode ser comparada ao do Dia dos Namorados, com ticket médio estimado em R$ 350 em 2019.


De acordo com Matthew Shay - Presidente e CEO da National Retail Federation (Federação Nacional de Varejo) estima-se que os consumidores gastem uma alta histórica de US $ 16 bilhões no Dia dos Pais em 2019. Ele ainda reforça que “Na última década, os gastos com presentes do Dia dos Pais aumentaram significativamente. Os varejistas estão prontos, com presentes que não terão problemas para impressionar o pai. ”


A data vem ganhando cada vez mais força e adeptos, mas é preciso garantir a visibilidade da ação. O timing também é muito importante. Apesar de grande parte dos consumidores deixarem as compras para a última hora, as pesquisas começam muito antes.


Para você não ficar de fora e aproveitar os benefícios da data para o varejo, confira essas dicas:

Repense seu espaço

Como em qualquer outra data comemorativa, o ideal é reorganizar seu espaço para destacar as melhores sugestões de presentes para os pais. 


Itens de baixo valor, em promoção e até combos incentivam a compra por impulso e contribuem para alavancar as vendas. Portanto, elabore espaços que realcem esses produtos. 


De acordo com matéria divulgada no Mundo do Marketing, as categorias mais em alta em 2018 foram:


  • Música, como o bom e velho DVD, aparelhos de som portáteis e fones de ouvido / headsets

  • Itens para crossfit

  • Media Server, com os serviços de streaming

  • Livros


A pesquisa também revela que as experiências figuram entre os itens mais desejados, como:


  • Viagens

  • Perfumes

  • Almoços / jantares

  • Aparelhos de celular



Se a sua loja não possui muitas mercadorias para os papais ou público masculino em geral, considere a possibilidade de vender vales-presente, cartões de felicitações ou pequenos agrados para se manter relevante para a data.

Crie combos e coleções especiais para o Dia dos Pais

Não é raro encontrar consumidores com dificuldade em escolher um presente, mesmo que para uma pessoa próxima como o pai. 


Criar combos ou coleções específicas para a data ajuda os que têm dificuldade em fazer compras. Esta também é uma boa alternativa para limpar o estoque, ofertando produtos que estavam parados.

Explore a comunicação visual

Realocar itens ou criar combos pode não ser suficiente. Para destacar seus produtos ou serviços especiais para a data, use e abuse das ferramentas de comunicação visual, displays e cenografia.


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As vitrines são as grandes responsáveis pela atração de clientes para o interior da loja. Pesquisas sugerem que produtos expostos em vitrines vendem até 70% mais que os demais.




Se esta é a sua primeira campanha ou está em dúvida sobre o que fazer, o banner tradicional ou até o adesivo de recorte já são capazes de alterar o clima da sua vitrine e destacar a mensagem da marca.



Vitrines mais elaboradas podem conter displays especiais em PS, MDF ou acrílico e itens de cenografia, além de complementos em adesivos e outros acessórios. 



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Integre campanhas digitais

O comércio eletrônico é um importante canal para o varejo. Em 2019, 34% dos compradores disseram que planejavam comprar presentes do Dia dos Pais on-line.


Mesmo que sua marca concentre as vendas em lojas físicas, estratégias online podem ser grandes aliadas.


Comece pelo seu site. Garanta que ele esteja recheado de informações sobre sua marca e produtos, onde encontrar e como tirar dúvidas. Crie uma página dedicada para a linha de Dia dos Pais, mantendo a mesma identidade da campanha da loja física.


Catálogos online também são excelentes, pois permitem que seu consumidor conheça a sua linha de produtos e selecione algumas opções, deixando para escolher a melhor delas no seu ponto de venda.


Certifique-se de criar uma campanha de marketing por e-mail incentivando seus clientes a visitarem seu espaço e conferir ótimas opções de presentes. Campanhas de Google e Facebook também são boas alternativas, já que é possível concentrá-las apenas em áreas próximas ao seu PDV. Crie cupons ou ofereça brindes especiais para usuários de redes sociais que apresentarem seu anúncio no ato da compra.