Glossário do Trade Marketing
O mais completo glossário do mercado de retail e ponto de venda.
A
ACM - Composto em alumínio altamente resistente ao tempo, sendo muito utilizado na construção civil como acabamento de fachadas.
ADEREÇO DE PILHA
Adereço de
pilha é uma subcategoria de display de mesa, adaptado para livrarias. Sua
principal função é destacar um livro em lançamento ou em promocional em meio
aos demais. Por isso, a matéria-prima mais comum para a sua produção é o PS,
com impressão direta em tecnologia UV.
Material vinílico autoadesivo. O queridinho da comunicação, muito indicado para superfícies planas e excelente substrato para decoração de vitrines, cenografia, sinalização de ambientes internos e externos. Também pode ser aplicado em displays, expositores e peças de merchandising em geral.
ADESIVO DE CHÃO
Material vinículo bastante utilizado na sinalização de caminho, promoção, produto ou serviços. O adesivo de chão recebe uma laminação especial e antiderrapante, a fim de proteger a impressão, garantir maior durabilidade no ponto de venda e segurança para os seus clientes.
ARMAÇÃO
Elemento rígido que segura vários componentes de um expositor.
ARTE-FINAL
Produto final gráfico ou informatizado do qual se obtém o fotolito ou arquivo digital.
B
É um grande painel com imagem impressa, para ser usado em eventos, ações de merchandising, apresentações, coletivas de imprensa, festas, pódios entre outros.
Backlight são painéis expostos em áreas externas ou internas, com o intuito de divulgar uma determinada marca ou produto de maneira mais sofisticada.
Eles podem ser produzidos em diversos formatos, tamanhos e com infinidade de cores e sua estrutura possibilita ser presa em várias superfícies.
Móvel leve e prático que tem como objetivo divulgar de forma personalizada um produto apresentado por um promotor ou demonstrador.
BANDEIROLAS
Conjunto de cartazetes pendurados em varal para decoração do PDV.
BANDEJA DE DEGUSTAÇÃO
Suporte parecido com uma bandeja, pendurado ao pescoço da demonstradora, para fazer degustações.
Peça publicitária confeccionada em lona ou tecido, impressa de um ou de ambos os lados, para ser fixada verticalmente. O banner tradicional recebe acabamento em bastão, ponteiras e cordão para pendurar e é um dos materiais mais utilizados na comunicação visual. É uma peça democrática, que pode ser utilizada para os mais diversos fins - desdeuma ação promocional, até divulgação de comunicados e informações institucionais e possui um dos custos mais baixos da comunicação visual.
Grande aliado da comunicação, vem ganhando espaço no mercado por ser muito prático de montar. O banner roll up é um material prático e versátil, além de estaticamente muito bonito. Transmite a mensagem de forma rápida e eficaz.
Os modelos de banner rollup oferecidos pela Bárions Produções possuem algumas características importantes:
- Banners são originais
- Não trabalhamos com mecanismos paralelos ou descartáveis
- Mecanismos com sistsma de molas duplas
- Impressão em alta resolução, com saída fotográfica
- Case de transporte resistente, podendo ser lavado em máquina (não descartável)
BERÇO
Suporte preparado para receber o produto dentro da embalagem.
BIOMBO
Elemento de três ou mais partes que cumpre função de display articulado no PDV.
Embalagem de plástico transparente (PVC), colado em cartão rígido, em forma de bolha moldada como um berço para o produto, ajudando sua visualização e preservação.
BONECO
Projeto de material gráfico destinado a dar uma ideia do aspecto final que terá a peça.
BONUS PACK
Embalagem que contém dois itens vendidos pelo preço de um deles. Esse produto extra no pacote pode também ser uma amostra promocional.
BOX PALLET
Caixa utilizada para o transporte e a apresentação de mercadoria de grande volume nos PDVs.
As barreiras de proteção são itens desenvolvidos sob medida para encaixar-se perfeitamente em espaços onde há circulação de pessoas e necessidade de atendimento ao público, de forma a evitar contato e a contaminação do vírus via infecção cruzada.
As barreiras de proteção podem ser fabricadas em diversos substratos, desde que livres de imperfeições em suas superfícies, possibilitando a total higienização da peça.
As principais matérias-primas utilizadas para a fabricação de barreiras de proteção são:
Acrílico
PS
PS Acrílico
PTG
BUTTON
Peça promocional em forma de broche, que pode ser produzida em diferentes formatos.
C
CANALETA/CANTONEIRA
Ver faixa de gôndola.
CAPA DE ANTENA
A capa de antena é o item de comunicação visual que não pode faltar na sua loja ou rede, pois além de proteger o equipamento é perfeita para divulgar sua marca, produto ou ação promocional.
Fabricada em tecido ou PS, a capa de antena produzida pela Bárions Produções é impressa em qualidade fotográfica, com arte 100% personalizada.
Ideal para todos os tamanhos de lojas e segmentos.
CARTAZ
Peça impressa em papel ou outra superfície, apresentando mensagem e/ou imagem, para ser fixada no PDV.
CARTAZETE
Cartaz menor de diversos formatos, geralmente utilizado em PDV.
CAVALETE
Elemento de sinalização móvel, geralmente localizado na entrada do PDV.
Desenvolver uma cenografia para vitrine é o ato de combinar elementos visuais e recursos do merchandising, criando sensações e despertamento emoções ao passante, de forma a atraí-lo para o interior da loja.
A cenografia deve destacar o produto ou a ação promocional, sem deixar de lado a identifdade e valores da marca.
Peça normalmente construída em metal para acondicionamento e exposição de produtos no PDV.
CHECK-STAND
Pequenas gôndolas com prateleiras e rodas que se localizam coladas ao checkout, com produtos de alto impulso.
Conjunto de elementos de apresentação de uma marca ou de uma linha de produtos formando uma mini loja dentro de uma grande loja.
CROSS MERCHANDISING
Display com produtos correlatos. Exemplo: mamadeira com leites; refrigerante com pizzas.
CÚPULA
Produto em acrílico feito sob medida, que tem como principal função proteger algo que não pode ser tocado.
D
DANGLER
Peça promocional parecida com um wobbler ou com um móbile de teto.
DIE CUT
Peça de papel, papelão ou outro material que tenha o corte e o tamanho exatos do produto em questão, parecendo um similar.
DISPENSER
Qualquer display que contenha folhetos para pegar ou produtos em quantidade para venda efetiva.
Sistema que expõe e repõe o produto em primeiro plano na prateleira, por meios mecânicos ou por gravidade.
Elemento destinado a promover, demonstrar e ajudar a vender o produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola.
Peça nobre e com excelente acabamento, o display de acrílico é um dos modelos de displays mais requisitados pelo mercado. Isso porque permite diversas aplicações, formas e acabamentos, com bordas polidas e diamantadas, sem roubar a atenção do produto a ser exposto.
Expositor com excelente custo benefício para grandes quantidades. São peças fabricadas em estrutura tubular, arame, chapa (aço). Podem ser confeccionadas para uso em chão (display de chão) ou mesa / balcão.
As peças desenvolvidas pela Bárions Produções recebem tratamento e pintura anticorrosivas.
Podendo ser feito em vários materiais, este display é feito com medidas adequadas para ser exposto em cima de um balcão, mesas, etc. Dessa forma, o material proporciona mobilidade para divulgar a mensagem em diferentes áreas.
Como o nome sugere, são peças posicionadas no chão, com altura média de exposição de produtos de 1,70m, mantendo os principais itens na altura dos olhos.
São displays que atraem bastante atenção e que podem ser facilmente adaptados ao espaço disponível. Além disso, servem como prateleira expositora e área extra de armazenamento.
Displays em MDF tem ganhado cada vez mais adeptos, principalmente entre marcas com posicionamento sustentável, já que é uma madeira que permite rastreamento.
Devido a sua resistência, durabilidade e flexibilidade, é possivel criar projetos 100% personalizados, tanto para uso em balcão ou chão, com as mais variadas estruturas.
Importante peça na comunicação entre marcas e clientes, pois são peças pequenas, facilmente acomodadas em todos os espaços. Permite tanto exposição de produtos e reforço de comunicação e mensagens, quanto a disposição de produtos ao estilo self-service.
O display de mesa pode ser fabricado nos mais variados substratos, como o MDF, acrílico e aramado, com formas e modelos que refletem a identidade da marca.
Mais resistentes que os modelos em papelão e com mais possibilidades de formas e confecção, os displays em PS são os mais populares entre os profissionais de marketing, pois são peças promocionais com excelente custo benefício.
Produto utilizado para auxiliar na organização de espaços, garantindo um ambiente seguro.
E
O easy frame é o material perfeito para causar impacto e atrair a atenção de forma elegante. Possui sistema de troca fácil de comunicação, a partir de uma moldura prática e funcional de encaixe, dispensando o uso de ferramentas. Não faz barulho ou sujeira.
EMBALAGEM DISPLAY
Embalagem de transporte que, ao ser desmontada, também funciona como display no PDV.
EMBALAGEM INSTITUCIONAL
Criada para grandes utilizadores de produtos como cantinas, hospitais e cozinhas industriais.
ENCARTE
Folheto encartado dentro de uma publicação, revista ou jornal. Quando separado, pode funcionar como folheto promocional.
ENVELOPAMENTO
Trata-se da aplicação de adesivo autocolante sobre a pintura original. Além de personalizar, protege a pintura. O visual fica parecido com a pintura vinílica. O envelopamento pode ser feito em carros, móveis, eletrodomésticos e até paredes.
ENVERNIZADO
Proteção da superfície impressa por diversos tipos de vernizes.
EPÓXI (pintura)
Resina em pó aplicada eletrostaticamente sobre metal, resistente a choques e batidas. Muito usada em displays de arame.
EXTRUSÃO
Sistema de fabricação de perfis metálicos ou plásticos.
F
FACA
Dispositivo de madeira com lâminas de aço que cortam e vincam, para moldar papel, papelão e outros suportes.
Comunicação visual para identificação da marca, aplicada na parte superior do estabelecimento. A fachada pode ser confeccionada em ACM, acrílico, adesivo e PVC Expandido, além da Letra Caixa, com ou sem iluminação em LED.
FAIXA DE GÔNDOLA
Peça produzida em diversos materiais para ser colocada na parte frontal das prateleiras das gôndolas, servindo como delimitador de espaço dos produtos e/ou como aparador das embalagens, podendo conter mensagens e/ou imagens.
FAIXA DE RUA
Mensagem e/ou imagem, impressa ou pintada em tecido ou plástico, colocada nas ruas ou fachadas de prédios.
FILMLESS
Sistema de impressão digital que dispensa o fotolito.
FIXTURING
Instalações, equipamentos para exposição, decoração e montagem de loja.
FLÂMULA SIMPLES
Bandeirola fixada em haste vertical.
FOTOLITO
Lâmina obtida com base em seleção fotográfica sobre película sensível à luz, para ser utilizada na produção da matriz de impressão.
FRONT LIGHT
Peça ou placa que apresenta mensagem e/ou imagem com iluminação externa frontal com hastes e holofotes.
G
GANCHEIRA (peg-boards)
Expositor perfurado com ganchos para colocação de produtos penduráveis em blister ou saquinhos.
GARGALEIRA
Elemento de promoção colocado como um colar nos gargalos de vidros ou garrafas ou nas embalagens que têm formato de garrafa.
GÔNDOLA
Estante de supermercado com prateleiras utilizadas para exposição de produtos no PDV.
GÔNDOLA STOPPER
União de uma faixa de gôndola
GALHARDETE
Peça feita em polietileno ou PVC com gravação em silk ou flexografia, deslocada da barra horizontal superior e similar à flâmula.
H
HOT STAMPING
Processo de transferência de uma lâmina para uma superfície por meio de calor.
I
IMANTADOS
Materiais magnéticos também conhecidos como ímãs de geladeira.
IMPRESSÃO CONTÍNUA (rotativa)
Impressão utilizando um suporte em bobina sobre máquina rotativa.
A impressão sublimática é um método de impressão que transfere uma imagem para um tecido usando tinta e calor. A tinta passa do estado sólido para o gasoso de forma direta, sem passar pelo líquido
Esse processo permite que a tinta seja incorporada ao tecido, garantindo sua durabilidade. O resultado é uma imagem permanente em cores que não desbotam, descascam ou saem do tecido.
INDOOR
Atividades ou peças para interiores, locais fechados.
INFLÁVEL
Peça feita em material plástico flexível e hermético, que deve ser enchido de ar e tem impressas ou pintadas mensagens e/ou imagens.
INFLÁVEL GIGANTE
Objeto de grandes proporções feito de material emborrachado ou náilon, com alimentação contínua de ar mediante um motor.
INJEÇÃO
Processo de produção de produtos plásticos por meio de introdução, sob pressão elevada, de matéria plástica fluidificada por calor, dentro de um molde fechado.
IN-PACK
Conjunto promocional com um brinde ou cupom interno, colocado dentro da embalagem do produto.
L
Diodo que emite luz. Pequenas lâmpadas utilizadas em displays.
São letras individuais grandes geralmente utilizadas como o Letreiro nas fachadas.
LETREIRO
Denominação nominal ou simbólica de uma marca comercial afixada na parte externa do PDV.
LETREIRO ANIMADO
Letreiro equipado com dispositivos mecânicos, elétricos ou eletrônicos que permitem movimentar a mensagem ou apresentação.
LINEAR
Layout das prateleiras e gôndolas.
Material forte e muito resistente comumente utilizado em banners, faixas, fachadas, paineis dentre outros.
LUMINOSO
Peça de comunicação iluminada, contendo texto ou imagem para utilização interna ou externa no PDV.
M
MAQUETE
Miniatura de projeto em escala proporcional da peça de merchandising, ou da loja.
MATERIAL PERMANENTE
Peça produzida para ser exposta por um longo período no PDV.
MERCHANDISING
Conjunto de técnicas mercadológicas que dizem respeito à exposição de um produto no mercado em condições competitivas, adequadas e atraentes para o consumidor.
MOCK-UP
Protótipo de um produto, display ou embalagem em qualquer escala, geralmente utilizado para produção fotográfica.
MÓBILE
Móbiles são itens promocionais usados no ponto de venda para atrair a atenção do consumidor. Sua principal característica é que ficam suspensos geralmente presos por um fio de nylon.
Produzido em PS, esse material recebe impressão direta prolongando sua vida útil.
N
NEON
Finos tubos de vidro cheios de gás que, em forma de letras ou desenhos, acendem com eletricidade. Muito usado nos letreiros de casas noturnas e restaurantes.
O
OFF-PACK
Display que contém produtos e brindes, que não estão presos uns aos outros.
OFF-SET
Sistema de impressão mais rápido e barato que os demais, no qual a tinta é transferida da chapa para um rolo de borracha e dele para o papel.
OUT-PACK
Conjunto promocional com um brinde externo, anexo à embalagem do produto.
P
PAINEL PERFURADO OU CANALETADO (gancheira ou peg board)
Painel destinado a receber ganchos que permitem a apresentação de produtos pendurados.
PANFLETO
Material impresso destinado à promoção e larga distribuição, geralmente produzido em pequenos formatos.
PÉ AMERICANO
Suporte de armar fixado atrás de um display, permitindo sua colocação na posição vertical.
PEGBOARD
Painéis perfurados onde se fixam ganchos para produtos penduráveis.
PIN
Emblema em forma de broche, produzido em metal esmaltado. Menor que o button.
PLASTIFICAÇÃO
Aplicação de um filme transparente, opaco ou brilhante para melhorar o aspecto e proteger o papel ou papelão.
PLOTAGEM
Processo de impressão que permite reproduzir imagens com qualidade fotográfica em pequena quantidade, em diversos tipos de materiais e formatos.
POLIESTIRENO
Material plástico muito utilizado em peças promocionais feitas em vacuum forming.
POP
Point of Purchase – PDV. Ou também material de PDV em inglês.
Material de marketing extremamente eficaz que possui uma estrutura em 100% alumínio.
Próprio para armazenar banner impresso sendo perfeito para comunicar de forma eficiente e com grande impacto.
Porta Banner Roll Up são oferecidos nas medidas:
0,80x2,00 m
1,00 x 2,00 m
1,20 x 2,00 m
1,40 x 2,00 m
2,00 x2,00 m
PORTA-CARTAZETE
Suporte com trilhos nas laterais que permite constante troca dos cartazetes.
PORTA-FOLHETO
Caixinha anexa ao display para depositar folhetos. Ver take one.
POSTER
Suporte de papel ou papelão para ser colocado em superfícies verticais.
PRE-PACK
Embalagem de embarque que se transforma em display para exposição no PDV.
PRESS KIT
Press kit é um conjunto de materiais de divulgação de uma marca ou empresa distribuído para pessoas influentes e canais de mídia com o objetivo de divulgar um determinado produto ou ação.
PROTÓTIPO
Modelo original de uma peça de merchandising, construído de forma artesanal (peça única) para testar a performance. O produto final é geralmente baseado num protótipo melhorado.
É uma plataforma elevada, normalmente feita em acrílico, muito utilizada por oradores e mestres de cerimônia em Congressos, Workshop e mais.
PVC Expandido é um material derivado do petróleo que possui excelente acabamento superficial e é resistente ao impacto e a riscos.
Q
É um mobiliário construido para comercializar produtos.
Geralmente ele fica localizado no meio dos corredores dos shopping, mercados ou ao aeroportos onde a presença do público é maior.
R
RESINITE
Material plástico de fina espessura para melhor apresentar, envolver e proteger a embalagem.
S
SILK SCREEN
Processo de impressão por transferência de tinta cor a cor, por intermédio de telas de seda ou nylon.
SIMULAÇÃO
Modelo da peça de merchandising feita artesanalmente em qualquer material para verificação de dimensão. Fase imediatamente anterior ao protótipo.
Normalmente utilizados em lojas e espaços multi-marcas, são peças que indicam a presença de uma marca em uma loja ou espaço. É uma ferramenta eficiente e bastante utilizadas para atrair a atenção do consumidor.
A sinalização interna permite apresentar a empresa ou espaço comercial de maneira profissional, orientando as pessoas sobre onde ir: setores, banheiros, refeitórios, saídas de emergência, escadas, elevadores, entre outros.
Quando corretamente aplicada no ponto de venda, a sinalização interna proporciona melhor experiência de compra, aumentando o ticket médio.
SKY DANCE
Equipamento composto de material plástico leve e colorido, com motor para ventilação, visando acionar o plástico na posição vertical com efeitos de dança no ar.
SPLASH
Forma gráfica para dar destaque às vantagens ou características de produtos ou serviços.
STAND (estande)
Espaço construído especialmente para receber clientes e expor produtos em feiras, congressos e eventos afins.
STANDEE
Display de papelão recortado de uma pessoa, animal ou personagem em tamanho “quase” natural que fica de pé .
STICKER
Pequeno adesivo publicitário.
STOPPER
Peça publicitária que se sobressai perpendicularmente à prateleira ou gôndola.
Transferência de uma imagem para um tecido usando tinta e calor. A tinta passa do estado sólido para o gasoso de forma direta. Na termo transferência, a tinta sublima e fica impregnada na fibra do tecido.
T
TAKE ONE
Expositor de mesa, balcão ou prateleira, para dispor folhetos no qual o consumidor se serve.
TAPUME
O Tapume é uma ferramenta muito utilizada em lojas de shopping, seja para divulgar a chegada de uma nova loja, reformas ou até mesmo para decorar um espaço que ainda está sendo comercializado Quando adesivado se torna um grande painel visual causando impacto e gerando expectativa junto ao público que passa pelo local.
TESTEIRA
Estrutura colocada no alto do display, gôndola ou stand, contendo algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem
TIRA OU FITA DE GÔNDOLA/DISPLAY
Material com mensagem/imagem impressa em papel, cartão ou poliestireno, devendo ser introduzido em canaletas/trilhos de displays/gôndolas ou aparadores/cantoneiras.
Simbolo de reconhecimento e conquista é muito utilizada em todos os tipos de premiações..
Peça vertical e longilínea, geralmente alta para destacar a visualização da mensagem que está sendo transmitida.
U
Caixa normalmente desenvolvida em acrílico.É destinada a recolher os cupons de participação em uma ação promocional.
V
VASCA
Mesa com abas laterais, para exposição de produtos promocionais ou legumes e frutas na seção de hortifrutis dos supermercados.
VISUAL AID
Material para apoio visual na abordagem ao médico. Muito semelhante ao broadside quanto ao formato, contém informações importantes quanto a características e benefícios do produto.
A vitrine é a grande responsável para divulgar produtos e atrair consumidores para o interior da loja. Alguns dados sugerem que essa exposição pode aumentar a venda em até 70% de um item.
Por isso, uma cenografia estratégia é fundamental. Há diversos materiais de comnicação visual que auxiliam no desenvolvimento de uma vitrine e ajudam a alavancar as vendas.
A Bárions Produções é especialista em desenvolvimento de projetos e positivação, atuando em nível nacional.
VOLANTE
Material impresso em uma única lâmina de papel de baixa gramatura.
W
WOBBLER
Display leve que é pendurado nas prateleiras, confeccionado em acetato ou papelão, com função semelhante à de um stopper, que possui uma haste de arame ou acetato, que faz com que se movimente com o deslocamento do ar.