Como preparar sua loja para o Dia das Crianças - 2020 | Bárions Produções

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Como preparar sua loja para o Dia das Crianças - 2020

Confira algumas dicas para aproveitar uma das principais datas de vendas para o comércio varejista e superar a crise da COVID-19


Que o Sebrae é uma grande referência em empreendedorismo e consultoria para pequenas e médias empresas, você já sabe. Mas você sabia que eles possuem uma equipe especializada, que desenvolve conteúdos exclusivos para te ajudar a vencer os desafios do empreendedorismo?


E é claro que, durante a pandemia da COVID-19, eles não iam nos deixar na mão. Por isso, para que você aproveite as datas comemorativas em todo o seu potencial e volte a faturar neste final de ano, o Sebrae preparou um artigo com dicas de como preparar sua loja para o Dia das Crianças - 2020.


Abaixo, separamos algumas dessas dicas para você, mas atenção: antes de criar uma campanha de comunicação para o Dia das Crianças, esteja atento às regras de publicidade que foram definidas para proteger o público infantil. Entre as exigências, fica terminantemente proibido expor crianças em situação de vulnerabilidade e estimular o consumo utilizando mensagens em tom imperativo sugestionando a criança a pedir aos seus pais para comprar este ou aquele produto.


Defina o seu público-alvo


Qual o público-alvo que sua empresa deseja atingir? Esta pergunta é fundamental para a definição de sua estratégia comercial. A partir desta análise, é importante estar atento à faixa etária, gênero, escolaridade, gostos e desejos deste grupo. Assim, será mais fácil decidir as estratégias e escolhas de sua campanha e as linhas de produtos que sua loja vai vender.


Vai precisar de capital de giro?


Depois de ter tomado as decisões estratégicas, é hora de entrar em ação. Para executar o plano será preciso ter capital para bancar os preparativos e investimentos. Então, é preciso avaliar se o seu fluxo de caixa te permite arcar com as despesas da campanha ou se será preciso tomar algum tipo de empréstimo. Esta é a fase de colocar tudo na ponta do lápis para que os gastos não ultrapassem os custos previstos.


Organize o Estoque


Identifique quais produtos devem ter uma maior demanda, com base em análises de dados de vendas anteriores e tendências de seu segmento. Vale ainda estar atento aos influenciadores digitais que dialogam diretamente com o seu público – existe algum lançamento de produtos no mercado? – e aos filmes que costumam ser recorde de bilheteria.


Avalie campanhas educativas que também estejam presentes no mundo infantil através da literatura ou mercado de brinquedos educativos.


Quanto maior a antecedência dos pedidos, melhores as condições de negociação com os fornecedores. Assim, também será mais provável que sua empresa ofereça condições mais competitivas aos clientes sem comprometer sua margem de lucro. Lembre-se que o pagamento à vista aos fornecedores vai te proporcionar bons descontos.


Não corra o risco de comprar além de sua capacidade de vendas.


Compre de forma planejada para evitar que a mercadoria fique parada nas prateleiras.


Treine sua equipe


Uma equipe bem treinada será capaz de fechar uma venda de forma mais rápida. O bom atendimento é um grande indicador de satisfação do cliente. Em momentos de demanda alta, tratar bem o cliente é um grande diferencial – afinal, filas longas, demora de reposição dos estoques e erros na precificação dos produtos podem comprometer a relação com o cliente.


Esteja certo que os pais e mães costumam apreciar vendedores que conhecem os brinquedos mais vendidos, sabem informar com propriedade seus diferenciais e estão aptos a dar sugestões de acordo com o perfil dos pequenos.


Como organizar a vitrine para o Dia das Crianças?

Uma vitrine bem decorada é um convite para o cliente entrar no ponto de venda. Além do cuidado com a precificação ser de fácil visualização – há muitos outros detalhes a explorar, como iluminação, decoração e ações que encantem e consigam atrair a atenção de sua audiência. Mas, atenção à limpeza da vitrine.  Limpe-a no mínimo semanalmente, tanto por fora quanto por dentro.


Veja outras dicas essenciais:


Escolha um tema

A partir da seleção de um tema será possível construir uma história. Os itens dialogam entre si? Existe harmonia nas cores utilizadas? Que mensagem seu tema quer comunicar? Essas informações precisam ser de fácil interpretação tanto das crianças quando dos responsáveis. Será que a sua vitrine está atrativa o suficiente para capturar o olhar de quem passa mesmo que apressadamente em frente ao seu PDV? A criatividade pode despertar a atenção e, ainda que não seja o objetivo do passante efetuar a compra naquele momento, ele será capaz de voltar e, desta vez, tornar-se um cliente fidelizado.


Valorize a exposição

Tenha cuidado de expor os produtos fora das embalagens – assim o público consegue visualizar em tamanho real e sem barreiras físicas seu objeto de desejo.

Os itens mais procurados devem ficar em destaque, seja em pontos mais estratégicos da vitrine – no primeiro plano - ou em ambientes que tenham uma luz especial. Evite deixar até mesmo os cantinhos mal iluminados. Toda a vitrine pode ser explorada, mas cuidado para não sobrepor mercadorias e causar a sensação de desorganização.


Explore os movimentos

Painéis de led, brinquedos que se movimentam e as chamadas vitrines-vivas com pessoas reais encenando personagens podem chamar a atenção até dos mais distraídos.



Desenvolva ações promocionais para atrair mais público


Outra maneira de atrair o público no Dia das Crianças é desenvolvendo ações promocionais que chamem a atenção tanto das crianças como dos pais.

Selecionamos algumas sugestões:


Desenvolva kits de presentes

Os kits de presentes costumam agregar mais de um item complementar, como um perfume e um sabonetinho, por um bom custo benefício. Geralmente, os kits têm uma embalagem bastante atrativa, com um belo laço de fita, e produtos que sempre são bem-vindos e indispensáveis. Lembre-se que, em momentos de crise financeira, os kits de presentes costumam funcionar como boas lembrancinhas para quem está com o orçamento apertado, mas não quer deixar de presentear.


Surpreenda com brindes

Os momentos doces costumam ser inesquecíveis. Quem não se lembra de ter ganhado um pirulito de brinde fixado na embalagem de um presente? Não sei se há explicação, mas criança adora pirulito. Claro que há ainda variadas possibilidades que funcionam como um “mimo”, como chocolates, bombons, brinquedos em miniaturas, acessórios, enfim, muitas opções que você pode agregar à sua venda final.


Ajude uma instituição social

Uma marca engajada com uma causa social costuma ser mais admirada por seus clientes. 

Em épocas de grande apelo comercial, você pode promover campanhas que estimulem a doação de alimentos não-perecíveis, brinquedos, enfim, produtos que possam contribuir com o bem-estar de outras pessoas, crianças ou adultos:


  • Faça uma pesquisa para saber que instituição você poderia apoiar; 

  • Divulgue a iniciativa em suas campanhas de comunicação e no ponto de venda, além de registrar o momento da entrega dos produtos arrecadados para usar nas redes sociais da empresa.


Ter um calendário com o registro de todas as datas comemorativas vai te ajudar a desenvolver ações focadas em seus clientes. Existem algumas datas comemorativas importantes e que geram boas oportunidades de vendas para o comércio, entre elas está o Dia das Crianças. As empresas que não estão preparadas para aproveitar essa e outras datas acabam perdendo a oportunidade de fechar vendas e de posicionar no mercado.


Para ler o artigo completo, acesse Como preparar minha empresa para o dia das crianças, clicando aqui.