Qual é a diferença entre ponto de venda e ponto de exibição de compras? | Bárions Produções

Fale com Nossos Especialistas


(11) 4371-0660


Qual é a diferença entre ponto de venda e ponto de exibição de compras?


Apesar de serem sutis, as diferenças entre Ponto de Venda (PDV) e Ponto de Exibição de Compras (PEC) podem representar grande impacto nas vendas. Um deles está localizado no local onde o cliente pagará por suas compras e o outro pode ser instalado em lugares onde o fluxo é maior, aumentando as chances de efetuar vendas com os clientes. 


Porém, ambos têm como objetivo principal alcançar a chamada “compra por impulso”, quando o cliente é atraído às compras inconscientemente, resultado de estratégias de marketing  aplicadas no local. 


Neste artigo, abordaremos as definições e diferenças conceituais entre ponto de venda e ponto de exibição de compra, ferramentas e estratégias para promover seu produto ou marca. Vale lembrar que, no Brasil, o termo ponto de venda ou PDV é utilizado para ambos os espaços.


Boa leitura ;)


Ponto de Venda

Legenda: checkout e a diversidade dos materiais de ponto de venda


Os displays de Ponto de Venda (PDV) ou Point of Sale (POS), como são chamados em inglês, ficam localizados, convenientemente, onde os clientes pagarão por suas compras, ou seja, a área de check-out onde ficam as caixas registradoras. Esse ponto da loja, normalmente é reservado para produtos que ficam expostos de forma permanente, independente de sazonalidade ou promoções. 


Itens que habitualmente fazem parte de um PDV incluem pilhas, refrigerantes, doces, salgadinhos, sorvetes, goma de mascar e revistas. Estes mostruários revelam-se úteis também em locais com espaço limitado, pois aproveitam áreas usualmente negligenciadas, como o espaço entre a fila de espera e os caixas de pagamento.

 

O PDV também ajuda a ambientar o produto dentro de uma loja, fazendo com que ele se destaque do restante, aumentando as chances dos itens serem adquiridos por um cliente. Quanto mais tempo ele permanecer próximo a um PDV, maiores são as chances de compra ou de reforçar laços com a marca. 


É de extrema importância criar espaços que afetem, de forma positiva, as atitudes dos consumidores, pois a consequência disso será a efetuação da venda. Os materiais mais comuns utilizados nesses espaços são os displays e expositores aramados ou em PS, stopper e sinalização a partir de adesivos impressos. 


Ponto de Exibição de Compras

Legenda: exemplo de como destacar seu produto no PEC


Os Pontos de Exibição de Compras (PEC) ou Point of Purchaise (POP), em inglês, são projetados para destacar uma marca ou produto em gôndolas ou espaços específicos, e permitem mais possibilidades de personalização. 


Alguns especialistas definem o PEC como um “vendedor de papelão”, pois permitem diversas características que vendem o produto 24 horas por dia, sete dias por semana: atraem a atenção do consumidor, expõe os itens e podem ser bastante explicativos, fornecendo informações relevantes e essenciais para a compra.

 

Esses modelos expositores podem conter prateleiras, gancheiras e até gavetas para acomodar os produtos; monitores e porta folhetos explicativos, com informações sobre a empresa, produto, formas de uso e características especiais; totem para cadastro; entre outros elementos.


O foco desse tipo de ponto de venda é apresentar um produto ao consumidor e não finalizar a venda, de fato, pois esse ato é consumado apenas no PDV. 


Conheça os materiais

Existe uma grande variedade de produtos e materiais que podem ser explorados para atrair a atenção do consumidor, seja no Ponto de Venda ou no Ponto de Exibição de Compra. 


Confira os mais populares e com maior impacto:


Legenda: cesto em aramado para ações promocionais

Legenda: banner, suspenso, para destaque de informações e promoções


Legenda: o stopper dá mais destaque para o produto na gôndola


Descubra a Bárions Produções

Fundada em 2008, a Bárions Produções é uma empresa 360º, atuando desde o desenvolvimento de projetos à criação e produção das peças.


Referência no mercado nacional e uma das maiores fabricantes de displays, expositores e comunicação visual do Brasil é responsável pela positivação de grandes players em diversos segmentos do mercado. 


Somos #diferentes, pois priorizamos a excelência na execução dos projetos, com base em uma rigorosa análise de qualidade. 


Independente da complexidade do projeto, a equipe da Bárions Produções está apta a te atender. Tornar realidade o que antes era apenas uma ideia, é um dos nossos compromissos


Descubra >> barions.com.br