Lojas físicas cada vez mais fortes!
A loja física cada vez mais diferente e incrível.
Hoje você pode comprar e vender praticamente qualquer coisa pela internet. E, como resultado, surgiram muitas marcas, vendendo do básico do universo masculino à cosméticos de luxo e comida de cachorro.
Para se diferenciar, muitos negócios digitalmente nativos se concentraram em uma aproximação offline com o consumidor, abrindo lojas físicas - para o espanto de quem as denominam ‘mortas’.
E aí vem a grande notícia: o ponto de venda físico cresce a cada dia e ainda são os preferidos de grande parte dos consumidores. De acordo com pesquisa realizada pela consultoria A.T. Kearney, 2500 consumidores - de adolescentes a idosos, foram questionados sobre quais canais preferiam para várias etapas do processo de compra, desde a descoberta inicial de novos produtos até o retorno. E como resultado, identificaram a preferência por lojas físicas em em quase todas as etapas, mesmo com a famosa geração milenar digital.
O estudo também aponta para o imenso valor da experiência na loja para TODOS os setores de varejo, em oposição à crença de que essa experiência é mais significativa para categorias como vestuário. Por exemplo, 35% dos consumidores que compram equipamentos de informática e eletrônicos, uma categoria dominada pelo e-commerce, preferem experimentar os itens em uma loja antes de comprá-los.
Por isso é tão importante lojas com peças e gadgets inteligentes e incríveis como totens, corners, vitrines, displays e expositores, seja ele em MDF, acrílico, com ou sem LED/luz, impressão em tecido, adesivos diferentes e mecânicas de compras.
Ao entrarmos em 2020, o setor de comércio eletrônico está pairando em torno de 12% do total das vendas no varejo. Os negócios físicos ainda dominam o mercado - e alguns estão passando por um reavivamento.
E sabe por quê?
Porque são nesses espaços que os consumidores conseguem a experiência sensorial: tocar e sentir os produtos, mergulhar nas experiências das marcas e interagir com vendedores. E esta é a maior razão pela qual as famosas startups estão abrindo lojas físicas.
Pense nisso: a maior gigante de comércio eletrônico - a Amazon, está abrindo suas próprias lojas físicas.
Uma loja recheada de displays, expositores e corners dão a possibilidade dessa experiência ser mais prazerosa e fortalecer a venda. Abaixo alguns exemplos de peças fabricadas pela Bárions Produções.
O poder da Experiência
A resiliência das lojas físicas não pode ser explicada por apenas um fator. Alguns setores - como o varejo de aeroportos, atualmente em expansão - simplesmente não se traduzem em comércio eletrônico. Da mesma forma, mesmo que a entrega seja mais fácil do que nunca, os consumidores ainda optam por comprar mantimentos na loja, onde podem verificar o frescor dos produtos perecíveis. As vendas on-line representam menos de 7% do total de gastos domésticos dos EUA em mantimentos, de acordo com os especialistas do setor.
Placas e painéis com impressão UV de alta resolução traz um ambiente agradável e vivo.
Abaixo ambientações com painéis produzidos e instalados pela Bárions Produções
Em todos os setores, porém, as lojas físicas mantêm uma vantagem crucial sobre as compras on-line - a experiência. Não importa se está experimentando roupas ou uma visita rápida a loja de material de construção, fazer compras nem sempre é comprar coisas rapidamente. Às vezes, fazer compras à moda antiga pode ser uma experiência, não muito diferente de se acomodar em sua cafeteria favorita e ler um livro em um dia chuvoso.
Isto é especialmente verdade para os jovens: 72% dos Millennials preferem gastar dinheiro em experiências.
Por isso, as lojas físicas precisam ser mais do que apenas prateleiras de mercadorias, elas precisam ser dignas de visita. A estética deve estar alinhada com a identidade e propósitos da marca, com espaços impecavelmente organizados e decorados.
Qual é o próximo passo?
Então, o que esperar para as lojas físicas?
É difícil dizer, mas temos certeza de que as lojas se tornarão cada vez mais importantes.
É evidente que o comércio eletrônico está crescendo e não deve ser menosprezado, porém o varejo omnichannel - "tijolos e cliques" - oferece o melhor dos dois mundos. Uma presença física permite que essas empresas humanizem sua identidade de marca e ofereçam aos clientes experiências de compra memoráveis, mantendo o valor e a conveniência de suas plataformas online.
O grande desafio deste mercado concentra-se em otimizar seus portfólios de lojas físicas e, simultaneamente, melhorar sua presença on-line.
Precisa ou tem uma idéia?
Displays, expositores, corner, displays em acrílico, totens = BÁRIONS PRODUÇÕES