Blog - O que é acrílico?

Fale com Nossos Especialistas


(11) 4371-0660


O que é acrílico?




Poli (metacrilato de metilo) (PMMA) é um termoplástico com cerca de 92% de transparência, comumente chamado de acrílico. PMMA é o nome científico para o material derivado do composto químico. Ele também recebe outros nomes como Plexiglas e vidro acrílico. Quimicamente, é o polímero sintético de metacrilato de metilo.

O acrílico é frequentemente utilizado como uma alternativa ao vidro, devido a sua leveza e resistência. Também é uma alternativa econômica ao policarbonato, quando a força extrema não é necessária. É também um bom isolador eléctrico e resistente às intempéries. Ele é muitas vezes preferido devido às suas propriedades moderadas, fácil manuseio, durabilidade e baixo custo. 

É um material bastante conhecido por sua flexibilidade e versatilidade, permitindo sua aplicação nos mais variados tipos de projetos. Também é versátil, na medida em que pode ser pintado, colado, impresso, perfurado ou serrado. 

Formas de uso do acrílico


Com certeza você já viu peças de acrílico. Sua utilização é dada desde clarabóias, aquários, dentaduras e cimento ósseo até decoração e sinalização de ambientes.

A Bárions Produções utiliza essa matéria prima para a produção de diversos modelos de displays, painéis, expositores, púlpitos, sinalizadores de LED e diversos outros para ponto de venda e comunicação visual. As peças são personalizadas, produzidas a partir de projetos especiais, o que permite explorar todos os benefícios desse produto.



Curiosidades sobre o uso do acrílico


Talvez o projeto mais interessante desenvolvido com o acrílico foi o Pontiac 'Car Santo', em 1939. Ele foi o primeiro carro transparente da América. Seu design exclusivo e inusitado permite que as pessoas toda sua engenharia através do plástico. 



Os "relâmpagos capturados" são esculturas feitas através da injeção de elétrons em um espécime de acrílico, que é um isolante maravilhoso, mais claro do que o vidro, e durável. Aceleradores de partículas e outros procedimentos causam um "colapso" no interior das peças, muito parecido com um relâmpago em miniatura. 

Telas sensíveis no tamanho de quadros estão começando a aparecer em bares e restaurantes, nos tampos das mesas, para que os clientes vejam o cardápio e façam seus pedidos. O acrílico é item fundamental para o desenvolvimento das peças, pois possui alta durabilidade e qualidade de isolamento.

Como é possível notar, o acrílico tem possibilidades praticamente infinitas. E suas estratégias de marketing e comunicação também. Você usa ou já usou peças de acrílico em suas campanhas? Como? Compartilhe conosco!