A Importância da Comunicação Interna nas Organizações

A ascensão das mídias sociais tornou a comunicação uma espécie de obsessão global. O que talvez não seja tão aparente é o crescimento da comunicação interna – a disciplina segundo a qual empregadores, funcionários e colegas compartilham informações e conversam entre si.

“Envolver os funcionários através da comunicação interna significa criar uma equipe mais informada, educada e inspirada”.

Mas você já notou que muitas empresas desenvolvem suas estratégias de comunicação interna por acaso? E que, muitas outras, sequer possuem uma?

Confira neste artigo a importância de transformar a comunicação interna em uma função estratégica e como o Mc Donald’s a utiliza no dia a dia, aumentando a integração entre os colaboradores.

comunicação interna McDonald's

Estratégias de Comunicação

Se seu negócio está apenas começando a pensar sobre a importância da comunicação interna, está no meio de um plano existente, ou quer aperfeiçoar estas estratégias, o primeiro passo é entender que este departamento ajuda a compartilhar sua missão, visão e valores e, portanto, irá ajudar a alcançar seus objetivos.

Então, qual é a recompensa? Quais são os benefícios de uma boa comunicação?

1. Melhor Compreensão dos Valores Corporativos

Entender quais são os valores da empresa faz com que seus colaboradores trabalhem de acordo com eles. Eles passam a entender a sua importância dentro de cada processo e como suas funções impactam no resultado geral da organização.

Assim, os colaboradores sentem-se como partes importantes e valorizados, o que resulta em um efeito positivo de seus desempenhos.

2. Aumento da Produtividade

Funcionários valorizados e reconhecidos pelos seus esforços entendem o significado e objetivos do seu trabalho. Com isso, sentem-se mais motivados e, em consequência, a produtividade aumenta.

Colaboradores que se identificam com a linha de trabalho e valores da sua empresa, serão muito mais comprometidos.

3. Feedback Valioso

O melhor líder é aquele faz com que a comunicação flua de cima para baixo e, também, de baixo para cima.

Neste processo, o feedback que os funcionários dão aos supervisores e gerentes contribuem para o alinhamento das expectativas e ajustes das necessidades de ambas as partes.

Níveis elevados de engajamento melhoram a moral, aumentam a produtividade e levam a um ambiente de trabalho melhor.

4. Manter a conexão com seus funcionários

Para garantir um elevado nível de motivação dos colaboradores e um nível igualmente elevado de desempenho e empenho, a equipa de gestão tem de estar continuamente em comunicação com os seus empregados. Para ganhar a confiança dos funcionários de uma forma credível exige muito trabalho, mas também compensa para toda a empresa.

Para reforçar seus valores e manter sempre uma boa comunicação, o Mc Donald’s espalhou seu mascote, o famoso Palhaço Ronald, em diversas partes do seu escritório no Brasil.

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A Bárions Produções, empresa responsável pela impressão e instalação das peças, recomenda a utilização de vinil fosco para um melhor acabamento. Desta forma, as imagens se destacam sem que haja reflexos. Visando a qualidade e durabilidade, todo o material foi impresso em vinil 3M.

5. Comunicação Aberta

A comunicação não é um evento isolado e são necessários esforços contínuos para sempre trazer os funcionários de volta a bordo, de acordo com o interesse da empresa. A comunicação não precisa ser perfeita e representar executivos como heróis.

É importante que os funcionários não sejam tratados como crianças ou como espectadores em uma peça. A comunicação atual, aberta e autêntica é imbatível para reunir funcionários por trás de sua liderança e por trás da empresa.

Qualquer organização que é continuamente bem-sucedida em fazê-lo dificilmente pode ser superada, mesmo em um ambiente competitivo.

No que consiste uma boa comunicação interna?

– Comunicação aberta e objetiva

– Uma linguagem clara, sem jargões e sucinta

– Comunicação consistente e regular

– Diálogo nos dois sentidos

– Entender o público e o que lhes agrada

– Usar bons comunicadores verbais, não-verbais e escritos

– Criar identidade de comunicação que as pessoas reconhecem e usam

– Um meio acessível

Explore os Canais de Comunicação

A maior dificuldade enfrentada por profissionais responsáveis pela comunicação interna é a escolha dos canais mais apropriados para a troca de informações.

Jornais e revistas impressas, ferramentas digitais e outros devem ser pensadas e repensadas a cada nova estratégia.

Adesivos decorativos e sinalização em geral possuem alto impacto visual, realçam o ambiente e atingem todos os níveis hierárquicos.

Organizações que entendem os benefícios de uma boa comunicação, priorizam e constantemente se esforçam para alcançar melhores resultados estão em números cada vez menores. Porém, ganham confiança e credibilidade.

Essas companhias permitem que seus funcionários desenvolvam e aprimorem seu trabalho cada vez mais e melhor. O resultado são os maiores níveis de desempenho e melhores.

A Bárions Produções oferece diversas soluções em adesivos, cenografia, ambientação, lonas, entre outros formatos de comunicação para que suas ações de endomarketing obtenham resultados ainda mais efetivos. De que maneira você vê uma forte comunicação interna valendo a pena em sua organização? Compartilhe com a gente!